23.5 C
Brasília
16 abr 2024 20:26


Covid-19: MPDFT quer informações sobre suspensão de agendamento para vacinação

MPDFT verificou longa fila de espera no drive-thru do Parque da Cidade, em fiscalização realizada nesta quinta-feira, 18 de março. SES terá que responder motivo da suspensão de agendamento em até três dias úteis

Federal e Territórios (MPDFT) requisitou à Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), no prazo de três dias úteis, informações sobre a suspensão do agendamento on-line para a vacinação contra a Covid-19. A SES deverá esclarecer ao MPDFT o que motivou a suspensão do agendamento, se o instrumento será retomado e qual é a previsão de retorno.

O Ministério Público também quer saber se a Secretaria tomou medidas para evitar as inconsistências que dificultaram o uso do sistema de agendamento on-line, quando foi disponibilizado pela primeira vez, em fevereiro. “Nas últimas semanas, com o sistema híbrido para o atendimento da população, os idosos estavam sendo bem atendidos e poucas filas verificadas. Em breve, o número de pessoas a serem vacinadas vai subir e a organização precisa melhorar a cada dia e não retroceder”, avalia o coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça Eduardo Sabo.
Fiscalização e atendimento

Nesta quinta-feira, 18 de março, a força-tarefa acompanhou o processo de vacinação em dois postos no DF: Unidade Básica de Saúde (UBS) da 612 sul e drive-thru do Parque da Cidade. Com a chegada de 59,8 mil doses da vacina Coronavac, pessoas com 72 e 73 anos começaram a ser vacinadas contra a Covid-19 no DF. Até o início da tarde de hoje, na Unidade da 612 sul, mais de 600 pessoas já tinham sido vacinadas.

No drive-thru do Parque da Cidade, o procurador Eduardo Sabo verificou excesso de filas no início do período de vacinação, que depois foi normalizado. Segundo o coordenador da FT, a falta de agendamento está causando prejuízos ao fluxo de vacinação. “Mas a boa vontade dos servidores da área de saúde e a existência de três faixas de acesso acabaram ajudando a solucionar os problemas observados no local”, relata.

Desde o início da vacinação, o MPDFT está acompanhado os postos de saúde, as UBS e os drives-thrus. Segundo a Secretaria de Saúde, o Distrito Federal já recebeu 354.360 doses das vacinas CoronaVac e Covishield. Da inglesa Oxford, o DF recebeu 67 mil doses. O horário de funcionamento das salas de vacinação é de 8h às 17h, e os drive-thrus, abrem às 9h.

SourceMPDFT

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever