26.5 C
Brasília
24 abr 2024 17:13


Em visita realizada junto com o COREN-DF, Sindate comprova colapso em PS e UTI Covid de HRSM

A diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), Josy Jacob foi até o Hospital Regional da Santa Maria (HRSM) em conjunto com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) para apurar denúncias realizadas por profissionais da unidade.

Na vistoria, os responsáveis pela fiscalização estiveram em todas as instalações do hospital e identificaram diversas irregularidades. Dentre elas: o déficit de pessoal no quadro dos profissionais, falta de EPI ‘s como capotes e a recorrente falta de ambientes capacitados para o atendimento de pacientes diagnosticados com COVID-19.

No Pronto Socorro para recebimento dos pacientes infectados pelo vírus, o dimensionamento de pessoal está sendo realizado de forma errônea visto que, segundo prevê a resolução 543 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) os técnicos em enfermagem devem atender até 3 pacientes, desde que o 3º assistido não esteja em estado grave e em alguns setores da unidade são direcionados 5 pacientes em estado grave para 1 técnico.

A quantidade de atendimento também está prejudicada, a capacidade máxima é de 10 pacientes e até o momento estão sendo atendidos 17. Em condições precárias como a falta de leitos e oxigênio.

Josy Jacob opina sobre a situação: “ Devido o fechamento do Hospital de Campanha instalado no Estádio Nacional, os demais hospitais estão superlotados, principalmente os setores que atendem pacientes com Covid. É doloroso ver o desgaste físico das equipes diante dessa problemática. Vamos unir forças ao Coren para tentar resolver esse colapso da melhor forma possível, se for preciso buscaremos uma intervenção junto ao Ministério Público.”

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever