20.5 C
Brasília
25 abr 2024 09:19


Faltam luvas, máscaras e medicamentos utilizados no tratamento da Covid-19, denuncia servidor da SES-DF

Desabastecimento coincide com decreto, do governador do DF, Ibaneis Rocha, de lockdown, decorrente do aumento de casos e falta de leitos de UTI. Secretaria contesta parte do desabastecimento.

Por Kleber Karpov

Denúncia recebida por Política Distrital (PD), neste sábado, aponta que a Farmácia Central da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) está sem estoque de luvas cirúrgicas, de procedimento, mascaras, além do azitromicina, medicamento utilizado pela SES-DF, no tratamento de infecções pelo vírus coronavírus (Covid-19).

PD teve acesso a uma lista com aproximadamente 130 itens, entre os medicamentos, em que se pode acrescentar, ainda a fala de ivermectina, lidocaína, tubo endotraqueal, teste rápido para detecção do virus da dengue. Já no que tange aos insumos, também constam na lista itens como agulha anestésica para aplicação de anestesia raquidiana, avental cirúrgico reforçado, entre outros.

Fonte de PD, da SES-DF, que pediu sigilo de identidade apontou o risco aos pacientes com a falta dos medicamentos e insumos.  “Estamos sem luvas nas SES toda. Está um caos pois faltam muitas cosias. Tanto de farmácia, quanto de almoxarifado. Hoje [25/Fev], todos esses itens estão zerados na Farmácia Central, inclusive luvas e máscaras, essenciais no atendimento aos pacientes. Medicamento para tratamento da Covid-19, como a azitromicina, também está em falta.”, denunciou.

Confira a listagem

Farmácia Central está desabastecida de luvas, mascaras e medicamento utilizado no tratamento da Covid-19 by Kleber Karpov on Scribd

O que diz a SES-DF

Questionada sobre a falta de medicamentos e insumos, mais especificamente de luvas, mascaras e da azitromicina, por meio da Assessoria de Comunicação, a SES-DF confirmou a falta do medicamento utilizado para tratamento de Covid-19, em comprimido e injetável, porém, confirmou haver solução em pó. Já em relação as máscaras e luvas, a Pasta alega haver estoque na rede.

“A Secretaria de Saúde informa que possui estoque na Rede de máscaras, luvas cirúrgicas e procedimentos. As unidades de saúde são abastecidas mediante cautela semanal. Os medicamentos Azitromicina comprimido 500mg e Azitromicina pó para solução injetável 500mg fracassaram em dois pregões consecutivos para aquisição. No momento, os processos de compra estão inseridos em novo processo de aquisição regular e com pedido de aquisição emergencial. A Azitromicina pó para suspensão oral com 900 mg para preparo de suspensão de 40mg/ml frasco 22,5ml encontra-se com estoque regular.”.

Em tempo

Após publicação da matéria, fonte de PD, confirmou que chegou máscaras cirúrgicas na SES-DF, “Vamos buscar amanhã, mas que saiba só isso chegou.”, concluiu.

Atualização: 26/02/2021 às 21h54

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever