21.5 C
Brasília
20 abr 2024 07:49


Jorge Vianna cobra realização de concursos para Técnicos em Enfermagem e nomeações de enfermeiros

Para deputado, momento de vacinação contra Covid-19, exige dinâmica por parte da Secretaria de Saúde em atender população do DF

Por Kleber Karpov

Durante a sessão da Câmara Legislativa do DF (CLDF), na quarta-feira (03/Fev), o   deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) alertou para a necessidade de realização do concurso público para nomeação de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem. O distrital também cobrou do governo a nomeação de profissionais concursados, dos diversos segmentos do GDF, em especial os enfermeiros e administradores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).

Enfermeiros

Ao se referir à necessidade de enfermeiros na SES-DF, Vianna lembrou o momento que o DF vive de aplicação de vacinas contra a Covid-19, que implica em haver agilidade, e sobretudo, capacitação por parte do profissional de saúde para a realização de vacinação contra a pandemia.

“Hoje estivei com os profissionais enfermeiros que são concursados, para atuar na área, principalmente na Atenção Primária que é onde estamos precisando, porque embora pareça uma coisa muito simples, aplicar uma injeção, mas trabalhar com vacinação não é para qualquer profissional. Estamos falando de uma vacina complexa, de recomendação, enfim. Esses profissionais estão habilitados, preparados para ajudar. Então acho que seria razoável, termos nomeações desses profissionais enfermeiros.”, disse.

A manifestação essa que ocorreu, após Vianna se reunir com a comissão de aprovados no concurso público de 2018, que realizaram ato em frente ao Palácio do Buriti.

Segundo publicação do deputado, na rede social, Facebook, representantes da SES-DF e das secretarias de Estado de Economia (SEDF) e de Relações Institucionais do DF (SERINS-DF), em reunião na próxima terça-feira (9/Fev), devem apontar, em relação real do quantitativo de cargos e vacâncias da categoria.

Administradores

Vianna lembrou ainda a necessidade de nomeação dos administradores que até o momento, o GDF realizou a nomeação de apenas dois administradores. Segundo o deputado, a pasta conta com um déficit de mais de 200 profissionais da categoria.

“Não tem sentido querermos eficiência na administração pública sem ter os profissionais especialistas, que são os administradores. Sem tirar a competência de algum enfermeiro ou médico que esteja na função administrativa. Mas, cargo administrativo é para quem tem formação administrativa. Nós profissionais de saúde temos que estar na base, atendendo a população.

Auxiliares e Técnicos em Enfermagem

Vianna lembrou a ação do governador Ibaneis Rocha (MDB), por criar a carreira de auxiliares e Técnicos em enfermagem, mas lembrou a existência de déficit de tais profissionais de saúde, uma vez que o último concurso ocorreu em 2014.

“Hoje temos uma carreira graças ao esforço do governo e não caso de parabenizar o governador Ibaneis, por essa ação, conseguir enfim ter uma carreira específica, mas precisamos preencher essa carreira com esses profissionais. Temos um déficit muito grande, o último concurso foi em 2014 e precisamos fazer um concurso, imediatamente, para também ajudar na saúde pública.”, disse.

Educação

O deputado chamou atenção ainda, para a necessidade de realização de concurso para os profissionais de apoio aos professores, da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF).

Desfalque na Saúde

O diretor do Sindicato de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF) Newton Batista reitera: “A Secretaria de Saúde tem um desfalque grande de Técnicos em Enfermagem e com abertura de hospitais de campanha, novos setores, leitos de internação e os contratos temporários que estão encerrando pioram ainda mais essa situação. É necessário urgentemente o concurso para Técnico em Enfermagem para suprir as horas deixadas em aberto pelos temporários.”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever