27.5 C
Brasília
23 abr 2024 19:31


Família faz surpresa para paciente que venceu a Covid-19

Maria Amélia ficou um mês internada no HRSam e foi surpreendida com homenagem no momento da alta hospitalar

Uma linda homenagem marcou a saída de Maria Amélia Martins Ribeiro Porto, de 57 anos, do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) após trinta dias de internação. Com balões e faixas com frases motivacionais e em agradecimento aos profissionais que cuidaram da paciente, os familiares dela se reuniram em frente à portaria principal do HRSam, na manhã desta quarta-feira (27). Ao avistarem Maria Amélia, a família a aplaudiu e cantou a música “É o Amor”, da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano. A emoção tomou conta de todos.

Foram cinco dias internada no pronto-socorro do HRSam, quando surgiu a necessidade de interná-la na UTI. Do dia 3 de janeiro, até o dia 18, ela permaneceu sob cuidados intensivos e nas orações dos familiares e amigos que torciam por sua recuperação. Após esse dia, ela recebeu alta da UTI, mas precisou ser acompanhada na enfermaria por mais nove dias.

De acordo com a equipe do hospital, o quadro de saúde foi considerado gravíssimo. Maria Amélia teve 75% dos pulmões comprometidos, precisou de suporte de ventilação mecânica e foi traqueostomizada no dia 7 de janeiro. A luta pela vida uniu toda a família que com fé e esperança puderam comemorar a primeira grande vitória sobre a doença, no dia 18 de janeiro, quando recebeu alta da UTI e foi para a enfermaria, onde fez fisioterapia, recebeu oxigênio e se recuperou até a tão aguardada alta.

Em casa e se recuperando, ela gravou um vídeo agradecendo os cuidados que a equipe do hospital teve com ela. “Estou aqui para agradecer toda a equipe médica, todos os profissionais (do Hospital Regional) de Samambaia. São anjos cuidando de pessoas que eu nunca tinha conhecido na minha vida. Pessoas tão boas, tão profissionais. Foi uma equipe maravilhosa”, disse.

Assistência

Por ser uma doença com grande risco de transmissão de indivíduo para indivíduo, as visitas aos pacientes com Covid-19 não são permitidas. Os familiares de Maria Amélia contaram que durante todos os dias receberam informações sobre o quadro de saúde dela e, também, puderam falar com ela por videochamada. Parte da evolução do tratamento no hospital, da recuperação dela e da alta foram registrados em fotos e vídeos que a família fez questão de compartilhar:

A filha Gisely Ribeiro Porto acompanhou a internação e também fez questão de destacar o trabalho dos profissionais de saúde do hospital de Samambaia. “Que eles continuem lutando pela vida, com todo carinho e respeito que eles tiveram com a minha mãe, porque a cura (para a Covid-19) é possível”, ressalta.

Uma faixa com os dizeres “Anjos que se doam pela saúde e pela vida, gratidão!”, em agradecimento aos profissionais, foi fixada na área externa do pronto-socorro.

Atendimentos no HRSam

Desde o dia 18 de dezembro, a emergência de clínica médica do Hospital Regional de Samambaia passou a ser exclusiva para atender pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19. A unidade passou a ser referência para o tratamento da Covid-19, juntamente com o Hospital Regional da Asa Norte. O HRSam tem 12 leitos no pronto-socorro, 20 leitos de UTI, 4 leitos de UCI e 25 leitos de enfermaria exclusivos para tratamento da doença.

A emergência obstétrica e o serviço de cirurgia geral do HRSam continuam atendendo pacientes com ou sem o novo coronavírus. Todos são classificados e, em caso de suspeita de infecção, os atendidos são isolados. Na emergência de clínica médica também há um espaço para que pacientes que não testaram positivo para Covid-19, após realização de exame, fiquem isolados até serem referenciados para atendimento em outra unidade da rede.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever