20.5 C
Brasília
19 abr 2024 06:19


HRL tem aumento de 75% nas cirurgias eletivas em dezembro de 2020

Aumento é constatado na comparação com o mesmo mês de 2019

 

A Secretaria de Saúde autorizou a volta dos procedimentos de cirurgias eletivas no dia 2 de dezembro. A liberação foi fundamental para a produção cirúrgica no Hospital da Região Leste, no Paranoá. Em dezembro de 2020, foram realizados 163 procedimentos deste tipo, um aumento de 75% na comparação com dezembro de 2019, que somou 93. Já comparado com o mesmo mês no ano de 2018, quando foram feitas 98 cirurgias, o aumento é de 66%.

Para o diretor do HRL, João Marcos de Meneses, foi fundamental a organização e adoção de medidas que pudessem dar uma resposta imediata e melhorar a assistência ao usuário durante a pandemia. A unidade é referência em cirurgia de coluna.

“Nosso hospital opera muita cirurgia de urgência, uma vez que somos referência no trauma, destacando-se coluna e mão. Após a Covid-19 houve um acúmulo de cirurgias. Para atender a demanda, elaboramos uma série de medidas, inclusive a realização de uma força-tarefa. Assim houve essa importante produção cirúrgica, oferecendo ao usuário um reforço na assistência”, aponta.

Cirurgia inédita

No dia 11 de dezembro, o HRL fez uma cirurgia inédita de enxerto de células regenerativas e tecido adiposo para recuperar lesões graves em uma paciente. O procedimento foi um sucesso e durou quase quatro horas, sendo feito na paciente N.O.L.S, de 24 anos, com objetivo de melhorar a cicatrização e recuperação da sua perna. Ela sofreu vários traumas após um acidente de moto e ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital desde setembro.

A cirurgia foi feita utilizando equipamentos e kits descartáveis doados pela empresa brasileira DMC, que foram registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Eles foram trazidos de Goiânia e instalados no HRL. A empresa foi responsável por desenvolver a técnica chamada One Step, que utiliza uma nova tecnologia a laser capaz de retirar do corpo, além do tecido adiposo, células chamadas totipotentes. Elas são conhecidas pelo alto poder regenerativo em tecidos e órgãos lesados, melhorando a velocidade e qualidade do crescimento celular e tecidual.

Força-tarefa de cirurgias

No dia 19 de dezembro, o hospital organizou uma força-tarefa de cirurgias ortopédicas na região. Na ocasião, seis pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos. Para atender a demanda, os profissionais se dividiram em dois turnos entre técnicos, enfermeiros, anestesista, padioleiro, residente e auxiliar de limpeza.

Quem passou pelo procedimento foi o marido de dona Marilene Marques de Sousa, de 37 anos. O esposo se acidentou de moto e foi encaminhado ao Hospital da Região Leste com uma fratura no fêmur e perdeu a metade do dedo mindinho. Ficou internado por uma semana.

Moradores do Itapoã, a comerciante conta que o marido de 43 anos está em casa se recuperando bem após a cirurgia. “Recebeu medicação a tempo. Acho que de uma em uma hora passa, de duas em duas horas passa um técnico de enfermagem olhando a medicação, aferindo pressão, temperatura, fazendo exame. Muito bem tratado. Ficou dois dias depois da cirurgia, fez o exame de sangue, fez o raio x e foi liberado. Aí com 15 dias a gente voltou para o retorno”, diz.

Autorizadas

Na primeira segunda-feira de 2021, a Secretaria de Saúde decidiu manter, por pelo menos mais uma semana, a realização de cirurgias eletivas na rede pública de saúde do DF. A medida é válida até o dia 11 de janeiro, quando haverá uma nova determinação quanto à continuidade dos procedimentos.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever