20.5 C
Brasília
19 abr 2024 06:06


Após infiltrações, os cinco leitos de UTI neonatal do HMIB serão liberados nesta terça-feira (5)

Os leitos foram bloqueados por precaução

Uma comitiva do Governo do Distrito Federal (GDF) esteve no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), nesta segunda-feira (4), para solucionar uma infiltração no telhado em uma das alas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). O local foi interditado por precaução e será liberado nesta terça-feira (5) após a impermeabilização do telhado.

A infiltração provocou o bloqueio de cinco leitos de UTI neonatal, mas todos os pacientes foram transferidos para outra área do hospital sem que os serviços fossem prejudicados.

O encaminhamento para a solução do problema foi dado pelo governador em exercício do DF, Paco Britto, na companhia do secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto; e do diretor-administrativo da Companhia Urbanizadora da Capital (Novacap), Elzo Bertoldo. Eles estiveram no hospital e ouviram os profissionais da unidade.

“Foi constatado um problema estrutural. Na última reforma, as telhas que deveriam ter sido colocadas sobrepostas foram apenas encaixadas. Isso ocasionou a infiltração”, explica Paco Britto. “Se o tempo permitir e não chover muito, nós entregaremos a UTI Neonatal pronta nesta terça”, acrescenta.

Atualmente, o Hmib dispõe de 40 leitos, sendo 25 de UTI neonatal, destinados a recém-nascidos que demandam cuidados especiais. Há casos em que os bebês ficam sob os cuidados dos profissionais de saúde por até quatro meses.

A infiltração afetou apenas dois leitos (1 e 5), mas, por precaução, a direção do hospital interditou também os leitos 2, 3 e 4. “Os bebês foram realocados para outros espaços e continuam recebendo todo o tratamento necessário, sem prejuízo algum. Nada mudou na assistência”, explica a diretora-administrativa da unidade, Gláucia Silveira.

A impermeabilização do telhado será feita pela Novacap. Além desta reforma, a Secretaria de Saúde vai lançar uma licitação nos próximos 30 dias para corrigir o problema de forma definitiva. Nesta obra estão previstas a sobreposição das telhas, o conserto dos vazamentos, a realocação dos pontos de fixação de para-raios, entre outros.

“Os leitos neonatais são muito importantes porque o Hmib é o nosso principal hospital em relação ao atendimento de pacientes neonatais em UTI. Ele atende pacientes não só do Distrito Federal, mas também de Goiás, da Bahia e do Mato Grosso”, explica Osnei Okumoto.

Alteração 31/08/2023 para remoção do video do Youtube, após remoção da Agência Brasília e comunicado da plataforma 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever