27.5 C
Brasília
23 abr 2024 14:22


Casamento comunitário: primeiro ensaio para a cerimônia

Os casais receberam todas as orientações do evento marcado para dezembro. Da entrada, ao momento do beijo (sem máscara)

Para garantir que tudo seja perfeito no grande dia, os casais do Casamento Comunitário participaram, nesta quarta-feira (18), do primeiro ensaio geral antes da cerimônia, que está marcada para 6 de dezembro, no Museu da República. Eles receberam todas as orientações sobre a realização do evento, desde a entrada dos noivos até o momento do beijo, quando será permitido, por alguns instantes, retirar as máscaras de proteção contra a Covid-19. Os casais saíram do ensaio sabendo as cadeiras que vão sentar, a melhor forma de segurar o buquê e o local onde vão se vestir e maquiar.

“Esse não é um sonho apenas dos casais, mas também da Secretaria de Justiça. Por isso, estamos cuidando de cada detalhe para que o dia do casamento seja perfeito e único na vida dessas pessoas, exatamente como elas merecem”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ao acompanhar a preparação dos casais. “É muito gratificante ver a alegria e a emoção nos olhos de cada um”, completou.

Dos 41 casais participantes, 28 compareceram ao ensaio geral e tiveram um gostinho de como será a cerimônia. “Essa experiência foi maravilhosa e não paro de imaginar como será no dia. Vai ser difícil segurar as lágrimas. Eu me sinto privilegiada em poder casar. Tudo isso é um presente para mim”, disse Neide dos Santos Leão, ao lado do noivo Alimir Severino de Sousa. O casal tem mais de 26 anos de união.

Esse não é um sonho apenas dos casais, mas também da Secretaria de Justiça. Por isso, estamos cuidando de cada detalhe para que o dia do casamento seja perfeito e único na vida dessas pessoas, exatamente como elas merecem

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

O Casamento Comunitário não é uma oportunidade somente para as pessoas que já estão juntas há muitos anos, mas também para quem deseja iniciar uma vida a dois. Esse é o caso da auxiliar administrativa Juelice Neves e do motorista Reinaldo Dias. “As inscrições para o casamento comunitário começaram exatamente no mês em que decidimos morar juntos. Então, aproveitamos a oportunidade para começar a nossa história com tudo certinho. Casar é emocionante”, explicou Juelice. Para seu noivo, esse momento também é especial. “Falar que o noivo não fica ansioso é mentira! Estou muito nervoso”, disse Reinaldo sorrindo.

O ensaio foi coordenado pelo cerimonialista Marcelo Pimenta, um dos profissionais voluntários do DF que está contribuindo para tornar realidade o sonho desses casais. “Nesse ano praticamente não tivemos eventos. Nós, profissionais de áreas como decoração, música, vestidos, estamos participando como parceiros do Casamento Comunitário, com muita alegria e satisfação”. O próximo ensaio será no dia 3 de dezembro.

Falar que o noivo não fica ansioso é mentira! Estou muito nervoso

Reinaldo Dias, noivo

Casamento com segurança

Devido à pandemia da Covid-19, o casamento seguirá todas as recomendações e normas sanitárias para o combate e prevenção do novo coronavírus, como uso de máscaras e o distanciamento social. Cada casal poderá levar somente 4 convidados para evitar aglomerações.

Saiba Mais

O Casamento Comunitário já oficializou a união de 1.124 casais no Distrito Federal. A proposta é amparar as famílias de baixa renda que recebem até dois salários mínimos e ampliar as garantias dos direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários. Os casais foram selecionados com base nos critérios definido em edital, publicado no Diário Oficial do DF.

Para mais informações, os interessados devem procurar a secretaria pelo endereço eletrônico [email protected], ou pelos telefones 3213-0688/ 3213-0685.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever