20.5 C
Brasília
23 abr 2024 05:20


Livro traz orientações sobre eleições municipais e o funcionamento da democracia

Juliana Souza

As eleições de 2020 vão eleger 5.570 prefeitos, novos ou reeleitos, e cerca de 60 mil vereadores. Para explicar como este complexo processo eleitoral funciona e o papel das cidades na democracia brasileira, o cientista social e político Humberto Dantas preparou o Guia do Voto – Eleições Municipais. O livro é gratuito e está disponível para download no site www.programacidadania.org.br.

O projeto faz parte do Programa Cidadania da Votorantim, desenvolvido para gerar conhecimento, promover educação política e implementar ações que contribuam para um bom ambiente democrático no país. “O Programa Cidadania é uma iniciativa que reforça o compromisso histórico da Votorantim com o desenvolvimento social no Brasil e o seu objetivo é, por meio de diferentes ações, incentivar a participação cívica e fortalecer a cultura democrática dos brasileiros”, afirma Maurício Mussi, gerente de Relações Institucionais da Votorantim SA. “Queremos promover o exercício da cidadania, pois acreditamos que a participação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres é fundamental para a evolução da sociedade”, declara Mussi.

Em 2018, a Votorantim produziu a primeira edição do Guia, focado no incentivo ao voto consciente nas eleições federais e estaduais, também com autoria de Humberto Dantas. Para a edição 2020, em 90 páginas, o autor aborda as eleições municipais e explica de forma simples o peso dos municípios na nossa realidade política e social. “Nós moramos nas cidades, e é nas cidades onde o exercício da democracia ocorre mais próximo da gente”. Para facilitar o entendimento, Dantas dividiu a obra em três dimensões: o papel de cada indivíduo na democracia representativa, como as relações ocorrem no processo democrático e qual é o papel das organizações – prefeitura, câmaras de vereadores e Justiça.

No Guia, Dantas aproveita as peculiaridades do pleito municipal para propor uma reflexão sobre a importância das eleições, sob os princípios do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal. O leitor é convidado a pensar em si mesmo como cidadão, em seus desejos e aspirações, e na sua relação com o outro, pois democracia é sobretudo a estratégia para solucionar problemas e realizar ações de forma coletiva. Por fim, o livro trata da relação dos cidadãos com as instituições e das instituições entre si.

“A democracia começa no voto: quando escolhemos nossos candidatos na urna eletrônica, firmamos um contrato com eles e precisamos acompanhar seus mandatos. Com esta edição do Guia do Voto, queremos descomplicar a política e desvendar um universo de responsabilidades e desafios para que este acompanhamento seja feito da melhor forma possível”, explica Dantas.
SERVIÇO
Título: Guia do Voto – Eleições Municipais
Autor: Humberto Dantas
Produção: Votorantim S.A.
Editora: Essential Idea
Ilustrações: Lucas Buléd e Felipe Oliveira
Projeto gráfico: Bespoke Agency
Apoio jurídico: Moraes e Pitombo Advogados

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever