24.5 C
Brasília
23 abr 2024 11:06


Pacientes devem manter cadastro do SUS atualizado

Usuário deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência

Estreitar os laços com os pacientes é uma das formas de humanizar o atendimento prestado pelas Equipes de Saúde da Família. Durante o período de pandemia, essa conexão paciente/equipe ficou ainda maior. Aqueles que contraíram o novo coronavírus e não precisaram de internação foram acompanhados pelos serviços de saúde durante o isolamento. Os profissionais conseguiam avaliar por conversas telefônicas o quadro clínico do paciente e a recuperação dos sintomas.

Para melhorar essa conexão, é importante manter os dados atualizados na rede pública de saúde. Se trocou o número do telefone, ou mudou o endereço, é importante informar às unidades para que, no futuro, em caso de uma internação, por exemplo, o contato com familiares, em caso de necessidade, seja possível. Essa atualização cadastral também pode ser feita nos hospitais da rede.

Os profissionais da Secretaria de Saúde podem entrar em contato com os pacientes para convocá-los a fazer exames, consultas e até cirurgias. Em muitos casos, não é possível o contato com o paciente por falta de dados no prontuário. Por isso, é importante que os usuários do SUS atualizem sempre que possível o seu cadastro, o que pode ser feito em qualquer unidade de saúde.

Saúde do Trabalhador

Essa atualização é importante também para o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Saúde do Trabalhador (Disat/SVS), que promove ações de saúde pública para os diversos segmentos trabalhistas do DF.

“O cadastro atualizado garante que o paciente possa ser contatado e assegura o planejamento de ações de saúde para cada território com o objetivo de dar mais qualidade no atendimento à população. Para as atividades de Vigilância em Saúde do Trabalhador é muito importante ter todos os dados do paciente, principalmente da sua ocupação que, na maioria das vezes, ou não estão preenchidos ou estão desatualizados”, destaca Willkslainy Paixão, técnica da Disat.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever