21.5 C
Brasília
19 abr 2024 02:58


Torre de TV: Ibaneis devolve mirante e mezanino ao DF

Cartão-postal de Brasília volta a receber população depois de quase três anos fechado. Visitas são gratuitas e acontecem de quinta a domingo

Por Flávio Botelho

Um momento esperado há quase três anos por todos os brasilienses finalmente chegou: nesta quarta (30), o GDF reabriu oficialmente para visitação o mezanino e o mirante da Torre de TV, um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília. O espaço está sendo totalmente revitalizado e agora opera sob gestão do Banco de Brasília (BRB).

A visitação do público ao mirante começa a partir desta quinta-feira (1/10), e será de quinta a domingo, das 12h às 18h, com entrada gratuita. Por conta da pandemia do novo coronavírus, esta primeira etapa vai respeitar protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde, com imposição de distanciamento social e apenas quatro pessoas por vez no local. No mezanino, começa a funcionar, também nesta quinta, o bistrô Yard By Hidden +IVV.

A fonte luminosa, outro ponto muito visitado do complexo da Torre de TV, também volta a receber atrações: a partir desta quinta, o local terá diariamente, às 19h e às 21 horas, um vídeo de animação projetado na água, que funcionará como uma espécie de tela líquida.

“Um entardecer belíssimo, um dos mais belos desse país, agora vai poder ser visto, pelas mãos do BRB e da Secretaria de Turismo, através da Torre de TV”, comemorou o governador Ibaneis Rocha, acompanhado da primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, durante a cerimônia de abertura. O chefe do Executivo ressaltou a união de esforços entre secretarias e empresas públicas em prol do desenvolvimento da capital.

“O que se vê aqui é o cuidado com a cidade. Estamos trabalhando para que as pessoas tenham orgulho de morar aqui. Esse é um evento da reconstrução de Brasília. Brasília é um pouco de cada um, é um pouco de cada brasileiro”, enfatizou.

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, destacou, durante a cerimônica, a revitalização da Torre de TV como um exemplo do trabalho feito para a geração de desenvolvimento econômico, social e humano na capital. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, destacou o trabalho de revitalização da Torre de TV como um exemplo do trabalho para a geração de desenvolvimento econômico, social e humano na capital. “O gesto de hoje é um gesto de amor a Brasília, é um gesto de respeito ao DF e devolve, com tanto carinho e atenção, esse equipamento tão importante que foi maltratado durante tanto tempo”, destacou.

Para o líder do governo na Câmara Legislativa, deputado Cláudio Abrantes, o monumento tem significado ainda maior. “A Torre de TV é tão simbólica que simboliza todo esse resgate do patrimônio de Brasília, de todos os brasilienses e todos que gostam da nossa cidade. Estamos muito felizes e vemos essa vontade no poder público, na figura do governador, a vontade de resgatar essa Brasília”, afirmou.

Já a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, comentou a importância da reforma na Torre de TV para a cidade: “É o monumento mais visitado da nossa capital. Por aqui passam, todos os anos, mais de 410 mil pessoas. Desde o início dessa parceria com o BRB, criamos novas alternativas e agora podemos assegurar que Brasília está pronta, pelo turismo, para voltar a gerar empregos e oportunidades para todos os nossos cidadãos e turistas”.

Além do governador, do presidente do BRB e da secretária de Turismo, também estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama do DF, Mayara Rocha; a secretária da Mulher, Ericka Filippelli; o secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras; o presidente e o diretor de urbanismo da Novacap, Fernando Leite e Sérgio Lemos; o secretário de Obras, Luciano Carvalho; o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade; e o líder do GDF na Câmara Legislativa, deputado Cláudio Abrantes.

Mais entregas por vir

Além da primeira fase de reabertura do mirante e da retomada de programação na fonte luminosa, o restante do complexo da Torre de TV também vai abrigar novidades. A expectativa do BRB é que, agora na primeira quinzena de outubro, seja finalizado o trabalho de revitalização da Feira da Torre, tradicional ponto de venda de artesanato local e também de gastronomia nacional.

Até o fim do ano, a fonte luminosa também vai voltar a funcionar com 100% de sua capacidade. Para abril de 2021, próximo ao aniversário de 61 anos de Brasília, o BRB espera finalizar a segunda fase de visitação ao mirante e a construção de um museu digital, que irá contar a história de Brasília, no mezanino.

Mirante e mezanino de volta

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever