20.5 C
Brasília
25 abr 2024 05:18


Clínica é autuada e tem área interditada por desrespeitar normas sanitárias

Vigilância Sanitária foi ao local, no Gama, e encontrou materiais descartáveis sendo reutilizados em consultórios odontológicos

O trabalho de rotina da Vigilância Sanitária não parou com a pandemia do novo coronavírus. Pelo contrário, intensificou-se, pois além das demandas habituais, as equipes dividem-se para atender as ações específicas de fiscalização voltadas para o combate da Covid-19.

Nesta quarta-feira (9), a Vigilância Sanitária fiscalizou, após denúncia, uma clínica que funciona no Setor Sul do Gama. Além de oferecer os serviços de clínica médica, o estabelecimento também oferta serviços odontológicos.

“A denúncia que chegou na Vigilância Sanitária foi por aglomeração, mas além desse problema, encontramos diversas irregularidades nesse local como: problemas de documentação, falta de registro da empresa de manutenção de ar-condicionado, falta de testes biológicos de autoclavagem na central de esterilização, a seladora estava com defeitos e, para piorar, tudo indica que estavam reutilizando materiais descartáveis como seringas e agulhas”, informa a gerente de Fiscalização, Márcia Olivé.

Falta de higiene

O estabelecimento de saúde desrespeitava os protocolos básicos sanitários. Na área de odontologia foram encontrados materiais sujos misturados com os limpos, além de seringas para moldagem em locais totalmente desapropriados, sem a menor higiene e com esterilização incorreta. Na sala de raio-X não havia ao menos um cabide para colocar o avental radiológico utilizado pelos pacientes.

Por conta das inúmeras irregularidades encontradas, a área odontológica foi interditada e a Vigilância Sanitária deu o prazo de 15 dias para a clínica se readequar. Além disso, o estabelecimento foi autuado por desrespeitar as normas de segurança e de enfrentamento contra a Covid-19 determinadas pelo Decreto do GDF.

“Encontramos pessoas aglomeradas, falta de álcool em gel para os pacientes, deu para perceber que não estão fazendo o agendamento de consultas médicas com o intervalo de 30 a 40 minutos para evitar aglomerações, se não a clínica não estaria lotada desse jeito”, avalia.

De acordo com Márcia, o estabelecimento funciona há alguns anos e a situação torna-se ainda mais grave por ter sido denunciada e por ter recebido, desde julho, intimação da Vigilância Sanitária para apresentar todos os documentos necessários de funcionamento da clínica.

“Demos mais 15 dias de prorrogação dessa intimação para que eles apresentem a licença sanitária. O não cumprimento disso e de todas as adequações das irregularidades encontradas acarretará na interdição total do estabelecimento”, reitera Márcia Olivé.

A Vigilância Sanitária continua trabalhando com fiscalizações de rotina, além das voltadas para a pandemia. Quem quiser denunciar qualquer estabelecimento que esteja desrespeitando as normas de segurança contra a Covid-19 previstas no Decreto do GDF ou qualquer norma sanitária pode ligar para o telefone 162.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever