28.5 C
Brasília
25 abr 2024 14:56


STF determina que GDF retome modelo inicial de divulgação de mortes por Covid-19

O então secretário de Saúde Francisco Araújo anunciou, em 19 de agosto, que a Secretaria de Saúde do DF não iria mais divulgar o total de mortes registradas no dia. Apenas os óbitos ocorridos nas últimas 24 horas seriam informados

Por Ana Paula Oliveira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta sexta-feira (04/09) que o Governo do Distrito Federal (GDF) mantenha a metodologia de divulgação de mortes pelo novo coronavírus adotada pela Secretaria de Saúde no início da pandemia – o número de mortes confirmadas por Covid-19 registradas no dia, independentemente da data do óbito era divulgado.

O então secretário de Saúde Francisco Araújo anunciou, em 19 de agosto, que a Secretaria de Saúde do DF não iria mais divulgar o total de mortes registradas no dia. Apenas os óbitos ocorridos nas últimas 24 horas seriam informados.

Francisco Araújo foi afastado do cargo, após ser preso preventivamente na segunda fase da Operação Falso Negativo, que investiga fraude na contratação de empresas para a compra e aplicação de testes de Covid-19.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), determinou que a Secretaria de Saúde retomasse o modelo inicial de divulgação e, em 29 de agosto a pasta voltou com os informes completos.

Os partidos de oposição: Rede Sustentabilidade, PCdoB e PSol protocolaram um questionamento junto ao STF Alegando que a decisão foi tomada após aumento do número de óbitos no Distrito Federal, o que, segundo argumentou o secretário preso, seria “desassossegador” para a população.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever