19.5 C
Brasília
16 abr 2024 05:56


Vacina da gripe ainda está disponível para toda a população do DF

Crianças, gestantes e puérperas ainda não atingiram a meta de 90% de cobertura

Por Josiane Canterle

As salas de vacina do Distrito Federal ainda dispõem de doses da vacina contra o vírus Influenza. A vacinação está aberta para toda a população, mas o principal alerta é para as pessoas do público alvo que ainda não receberam a vacina. Estão abaixo da meta as crianças de 6 meses a menores de 2 anos (80,5%), crianças de 2 anos a menores de 5 anos (51,1%), crianças de 5 anos (65,3%), gestantes (64,4%), puérperas (70,9%) e adultos de 55 a 59 anos (55,1).

“As doses remanescentes estão disponíveis para toda a população, até acabarem os estoques”, frisa a enfermeira da área técnica da Saúde, Fernanda Ledes. Ao procurar a UBS, é indicado que o cidadão leve documento de identificação e o cartão de vacina para que a equipe verifique a situação vacinal do indivíduo, mas a apresentação não é obrigatória.

Neste ano, devido a pandemia, o calendário da vacina contra Influenza foi antecipado e teve início no mês de março e, ao longo desse período, novos grupos que não faziam parte da campanha nos anos anteriores foram incluídos. A preocupação é vacinar e diminuir os casos de influenza causados pelos vírus das três cepas que constituem a vacina, que são Influenza A H1N1, H3N2 e B.

Alguns grupos já atingiram e ultrapassaram a meta estabelecida pelo Ministério no DF. São eles os trabalhadores de saúde (129,5%) e idosos (151,5%). De acordo com o último Informativo da campanha da Influenza, esses valores podem estar relacionados a subestimativa da população, bem como a vacinação de pessoas de outras unidades da federação. Além dos idosos e trabalhadores de saúde, as pessoas privadas de liberdade, jovens em medida socioeducativas e funcionários do sistema prisional (102,9%), as pessoas com comorbidades (107,5%) e as forças de segurança e salvamento (126,8%) também já atingiram a meta de 90%.

No DF, foram disponibilizadas 961.920 doses para todas as salas de vacina, desde o início da campanha que começou em março. No último dia 31 de agosto, a Rede de Frio que armazena as vacinas para distribuição na rede, possuía 21 mil doses que serão distribuídas conforme a necessidade de cada unidade.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever