22.5 C
Brasília
16 abr 2024 01:03


Covid-19: MPDFT discute protocolos para tratamento precoce na rede privada

Iniciativa visa garantir acesso a atendimentos disponíveis a pacientes infectados pelo novo coronavírus

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) se reuniu, nesta terça-feira, 22 de julho, com médicos representantes de empresas de planos de saúde para tratar dos protocolos para o tratamento precoce da Covid-19 na rede privada. O encontro é um desdobramento de apuração da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) e foi promovido pela força-tarefa do MPDFT instituída para enfrentamento à pandemina do novo coronavírus.

A iniciativa tem como objetivo garantir a pacientes acesso aos atendimentos disponíveis, tendo em vista os resultados positivos de alguns protocolos nas fases iniciais da Covid-19.

Além disso, visa conhecer como os hospitais privados e operadoras de plano de saúde do Distrito Federal têm atuado e qual o atendimento oferecido a pacientes infectados pelo novo coronavírus. No encontro, foram apresentadas as opções para o tratamento precoce da doença, quais protocolos têm se revelado mais eficazes para diminuir o número de internações e óbitos.

O promotor de Justiça Paulo Binicheski explica que planos de saúde e médicos foram ouvidos para se conhecer alternativas que podem evitar internação e, no caso de internação, abrandar os sintomas e, até mesmo, reduzir a necessidade de respiradores e de entubação. “É direito de pacientes e consumidores ter tratamento na fase inicial da doença e receber a informação plena e adequada, com obediência, claro, a livre atuação do médico. Eles também têm direito a ter acesso de forma clara a todos os exames, protocolos e medicamentos prescritos”, destacou o promotor de Justiça. O coordenador da Força-tarefa, Eduardo Sabo, explica que a interlocução com os diversos atores que atuam na questão é fundamental para a busca de soluções efetivas e céleres à sociedade.

Fonte: MPDFT

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever