28.5 C
Brasília
19 abr 2024 19:30


Hospital acoplado ao HRC, para pacientes com covid-19, tem quase 90% das obras concluídas

Previsão de entrega é na próxima semana. Estrutura vai comportar 73 leitos para pacientes com Covid-19

Por Jurana Lopes

As obras para construção do hospital acoplado ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC) está em fase final, com cerca de 90% do projeto concluídas, de acordo com a avaliação técnica da construtora contratada pela empresa JBS, responsável pela doação da estrutura. A previsão é que a nova unidade seja finalizada e entregue na próxima semana, respeitando o cronograma de entrega. A unidade ampliará a oferta de leitos aos pacientes acometidos pela Covid-19.

“O Hospital Acoplado está em fase de conclusão, em acabamento e chegada de mobiliários. Esta é uma grande entrega à população do DF. O HRC será contemplado com 73 leitos de retaguarda para Covid-19 e pós-pandemia ficará o legado de leitos clínicos no hospital”, explica a superintendente da Região de Saúde Oeste, Lucilene Florêncio.

O terreno, que abrigará a nova estrutura, fica ao lado da pediatria O projeto prevê um pavimento térreo com cerca de 1.015 metros quadrados de construção. Ele contempla 54 módulos hospitalares refrigerados e uma rampa de ligação entre a unidade acoplada e o HRC. A estrutura vai comportar 73 leitos sendo 70 de enfermaria e três com suporte respiratório.

Medidas

Hospital acoplado ao HRC tem quase 90% das obras concluídas – Foto: Breno Esaki

A instalação do hospital acoplado integra uma série de medidas adotadas pelo GDF para atender a população infectada pela Covid-19 e, ao mesmo tempo, reduzir a incidência da doença em Ceilândia. A região administrativa registra a maior quantidade de casos do Distrito Federal.

Em relação a estruturas de saúde, Ceilândia receberá, além do hospital acoplado, uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com previsão de entrega para dezembro. Também terá um hospital de campanha construído pelo GDF. Serão 60 leitos, sendo 20 com suporte respiratório e 40 de enfermaria. A expectativa é ser finalizado nos próximos 60 dias.

Outra medida adotada recentemente foi instalar um gabinete especial da Secretaria de Saúde na região, para acelerar as ações voltadas ao enfrentamento da Covid-19. Uma delas foi tornar o pronto-socorro do HRC exclusivo para pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19.

Assim, foram liberados 31 leitos para o atendimento dos acometidos pelo vírus, oito deles com suporte respiratório. Além disso, outros dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital foram reformados para receber os pacientes com a doença que estão em situação mais grave.

Hospital acoplado ao HRC está em fase final das obras

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever