25.5 C
Brasília
25 abr 2024 12:03


Estudante do DF é bronze em disputa internacional de música

Aos 17 anos, Breno Alves de Souza, da Escola de Música de Brasília competiu com mais de 300 participantes de 40 países em disputa virtual.
O estudante de piano erudito da Escola de Música de Brasília (EMB), Breno Alves de Souza, 17 anos, é medalha de bronze no Concurso Internacional de Piano da Finlândia, que reuniu mais de 300 participantes de 40 países. Por causa da pandemia da Covid-19, a disputa foi virtual. Nesta semana, o jovem recebeu da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto uma homenagem e, claro, o momento contou também com uma pequena apresentação de Breno que emocionou.
A família não demorou muito para perceber que ele tinha o talento. Isso foi aos 3 anos de idade. Os pais, Enecy Elvecio de Souza e Olita Alves do Nascimento, resolveram matriculá-lo numa escola particular. “Começou a estudar violão, guitarra, teclado e flauta. O professor disse, à época, que os dedos dele não suportariam as cordas da guitarra.Até que conhecemos o professor Remo, que incentivou o Breno a ir para a Escola de Música de Brasília”, relembra o pai, que também é professor Enecy Souza.
Breno está na EMB desde 2014. O professor dele, Remo de Oliveira, ressaltou os fatores que levaram o jovem a estar entre os melhores na disputa.”Foi o apoio institucional, da família, a boa orientação e as condições de estudar e participar de concursos”, destacou. Quem também falou a respeito do resultado foi o diretor da EMB, professor Davson de Souza. “Nesses tempos difíceis de isolamento social, as artes e, principalmente, a música têm sido o alento da população para resistir mais tempo dentro de casa. A EMB, que vem desde sempre proporcionando ensino de qualidade, é com muita felicidade que parabeniza e homenageia nosso estudante”, finalizou.
O deputado distrital, Reginaldo Sardinha, que prioriza a Educação nas ações e parcerias, enalteceu o empenho e a dedicação do estudante e reservou na fala um espaço para lembrar a importância da Escola de Música de Brasília. “O professor Remo, ao indicar o Breno para essa instituição, fez o papel dele de educador ao dizer que o lugar do Breno era aqui numa escola que é referência não só em Brasília, mas no país inteiro’, afirmou.
Durante a homenagem pelo 3º lugar no Concurso Internacional de Piano”, o coordenador da Regional de Ensino do Plano Piloto, professor Júlio Cesar Sampaio, destacou o valor da conquista diante de tantas dificuldades que a Educação enfrenta, inclusive, em época de distanciamento social. “O incentivo faz com que a pessoa avance. E saiba que esta homenagem é um incentivo para você seguir sua trajetória e para dizer que estamos juntos. Os desafios não acabaram, eles serão muitos e te desejamos muito sucesso”, comemorou Sampaio.
Filho de professores, Breno nasceu em Brasília e conta em casa com um espaço só para se dedicar ao piano. O empenho é constante e tem rendido bons resultados em concursos nacionais, nos quais está sempre entre os melhores. O jovem que esbanja talento não poupa humildade. “O  principal em um concurso não é o resultado, mas o conhecimento que ele provoca. Todos os participantes aprendem uns com os outros e todo mundo sai ganhando no final”, conclui Breno.
Fonte: Ascom CRE-Plano Piloto

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever