23.5 C
Brasília
19 abr 2024 01:33


Saúde já fez mais de 213 mil testes rápidos nas modalidades drive-thru e itinerante

Na última quarta-feira (10), foram feitos 7.349 testes nas duas modalidades com 717 confirmações

A Secretaria de Saúde iniciou a testagem na população do DF para identificar o novo coronavírus (Sars-CoV-2) em 21 de abril. A partir de 20 de maio, ampliou a aplicação de testes com a modalidade itinerante nas regiões mais remotas e não alcançadas pelo modelo inicial. Ao todo, 213.242 testes rápidos foram feitos e detectou o vírus em 10.189 brasilienses.

Na última quarta-feira (10), 6.792 exames foram realizados pelo sistema drive-thru. A Covid-19 foi confirmada em 635 testes. O posto montado no Paranoá (que também recebe os moradores de São Sebastião, Itapoã, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral e Lago Sul), novamente teve mais registros positivos, com 170 confirmações. Em Samambaia (para moradores da região e do Recanto das Emas) foram feitos 767 testes com 119 detecções de coronavírus. No Gama (que também testa quem mora em Santa Maria), 67 exames confirmaram o vírus. Veja os números em todos os postos:

A Secretaria de Saúde lembra que o teste é indicado para pessoas sintomáticas e que a realização do exame rápido, que detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o coronavírus, não descarta a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na ocorrência de sintomas. Eles costumam ser detectáveis com maior segurança a partir do sétimo dia da exposição.

Os testes são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atendimento

A testagem por drive-thru ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. Para fazer o teste é necessário fazer um cadastro no site testa.df.gov.br. Após se cadastrar, o usuário pode agendar o exame na unidade que atende a região em que reside.

O resultado sai em até 30 minutos. Para visualizá-lo, o cidadão testado deve entrar novamente na página da Testagem em Massa e autorizar o envio da conclusão do exame para o e-mail cadastrado.

Itinerante

Em 16 dias de testagem itinerante, a Secretaria de Saúde aplicou 32.251 testes rápidos para a Covid-19 e confirmou a doença em 2.173 brasilienses. A Estrutural, que começou a testagem em 25 de maio, fez 3.688 exames e detectou o novo coronavírus em 657 pessoas. São Sebastião fez 3.881 testes e identificou a doença 184 vezes. Na terça (9) e na quarta-feira (10), a ação passou pelo Noroeste e testou exclusivamente trabalhadores da construção civil. Foram aplicados 625 testes que detectaram a covid em 120 pessoas. Também foram testados os funcionários da Fábrica Social, na Estrutural. De 217 testes feitos o coronavírus foi identificado em sete.

UBSs

A rede pública de saúde do Distrito Federal conta com 172 unidades básicas de saúde, em todas as regiões administrativas, que oferecem acolhimento e atendimento para os casos suspeitos de Covid-19. Os moradores das regiões não atendidas pelos drives e que apresentarem sintomas da Covid-19 podem buscar atendimento nas UBSs. Na unidade, o paciente será avaliado pelas equipes de saúde da família e poderá fazer o teste rápido, ou por swab conforme resultado da avaliação.

A testagem para a doença, em pessoas sintomáticas, foi intensificada em 79 UBSs.

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever