20.5 C
Brasília
20 abr 2024 08:29


Celso de Mello compara Brasil à Alemanha nazista e vê país à beira do golpe

Ministro mais antigo do STF mandou mensagem dramática aos colegas na madrugada, alertando para o risco de um golpe militar

Por Lourenço Flores

Ministro mais antigo do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello mandou uma mensagem dramática aos colegas da Corte na madrugada deste domingo (31/05), alertando para risco de rompimento iminente da ordem democrática no Brasil. No texto, ele compara o momento atual do país com a ascensão de Adolf Hitler ao poder e a transformação da Alemanha em um nação nazista, totalitária.

A mensagem foi revelada pelo jornalista Diego Escosteguy, do site Vortex.

Segundo o texto do decano da Corte, que deve se aposentar compulsoriamente em setembro, após completar 75 anos, a situação atual lembra a queda da República de Weimar, a última tentativa democrática de governo na Alemanha antes da ascensão nazista.

“INTERVENÇÃO MILITAR”, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia, NADA MAIS SIGNIFICA, na NOVILÍNGUA bolsonarista, SENÃO A INSTAURAÇÃO , no Brasil, DE UMA DESPREZÍVEL E ABJETA DITADURA MILITAR !!!!”, escreveu Celso de Mello.

Leia a íntegra da mensagem:

“GUARDADAS as devidas proporções, O “OVO DA SERPENTE”, à semelhança do que ocorreu na República de Weimar (1919-1933) , PARECE estar prestes a eclodir NO BRASIL ! É PRECISO RESISTIR À DESTRUIÇÃO DA ORDEM DEMOCRÁTICA, PARA EVITAR O QUE OCORREU NA REPÚBLICA DE WEIMAR QUANDO HITLER, após eleito por voto popular e posteriormente nomeado pelo Presidente Paul von Hindenburg , em 30/01/1933 , COMO CHANCELER (Primeiro Ministro) DA ALEMANHA (“REICHSKANZLER”), NÃO HESITOU EM ROMPER E EM NULIFICAR A PROGRESSISTA , DEMOCRÁTICA E INOVADORA CONSTITUIÇÃO DE WEIMAR, de 11/08/1919 , impondo ao País um sistema totalitário de poder viabilizado pela edição , em março de 1933 , da LEI (nazista) DE CONCESSÃO DE PLENOS PODERES (ou LEI HABILITANTE) que lhe permitiu legislar SEM a intervenção do Parlamento germânico!!!! “INTERVENÇÃO MILITAR”, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia, NADA MAIS SIGNIFICA, na NOVILÍNGUA bolsonarista, SENÃO A INSTAURAÇÃO , no Brasil, DE UMA DESPREZÍVEL E ABJETA DITADURA MILITAR !!!!”

Fonte: Metrópoles

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever