25.5 C
Brasília
25 abr 2024 11:29


Limpeza adequada ainda é a melhor forma de prevenir o surgimento de escorpiões

Caixas de esgoto, entulho, frestas em paredes e caixas de fiação elétrica são locais nos quais o aracnídeo se esconde

Por Juliana Lopes

Todos os anos costumam aparecer escorpiões nas áreas urbanas do Distrito Federal, com isso, os números de acidentes aumentam significativamente. Para evitar esse tipo de problema dentro de casa e nos quintais é necessário ter alguns tipos de cuidados.

“Os escorpiões gostam de se esconder em materiais de construção, caixas de esgoto, entulho, frestas e buracos em paredes, além de caixas de fiação elétrica, de telefone e tomadas abertas. Para evitar o surgimento deles é importante colocar telas de proteção nas janelas, ralos, aqueles ‘rodinhos’ de vedação nas portas”, explica Israel Martins, biólogo da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival).

Ele alerta que também é necessário redobrar os cuidados para evitar o aparecimento de baratas, pois elas são a fonte de alimento dos escorpiões. Então, eles vão atrás delas.

“É importante manter os ambientes limpos. Limpar a caixa de gordura, evitar deixar migalhas espalhadas pela casa e ter cuidado com o lixo, pois tudo isso atrai as baratas que, consequentemente, podem atrair os escorpiões. Por isso, eliminar as baratas reduz muito o risco de aparecimento desses animais peçonhentos”, afirma.

O biólogo esclarece que o surgimento de escorpiões em apartamentos é comum porque eles podem se abrigar em redes de instalações elétricas e telefônicas, podendo entrar através de tomadas e luminárias mal encaixadas. “É um animal muito ativo durante a noite. Muitas vezes, podem chegar nos apartamentos dos últimos andares, já que usam as tubulações para isso”.

Crianças

O cuidado deve ser redobrado em locais que têm crianças ou animais de estimações, tendo em vista que o efeito do veneno após a picada pelo escorpião poderá ser maior nas vítimas com menor peso.

“O escorpião não sai de seu abrigo para picar ninguém, geralmente os acidentes acontecem porque alguém pisou, colocou a m, Pão em um lugar e o esmagou. Por isso, é importante verificar lençóis, roupas de cama e toalhas antes de usar. Além de afastar as camas das paredes”, orienta.

Segundo Israel, sempre que aparecer um escorpião em casa é necessário acionar a Vigilância Ambiental em Saúde através do telefone 160, pois as equipes irão até o local para descobrir as condições que favorecem o aparecimento e o abrigo do animal peçonhento.

O biólogo também alerta que não existe inseticida comprovadamente eficaz para combater escorpiões. A melhor maneira é prevenir o aparecimento, é fazendo a limpeza de casa, quintal e criando barreiras de proteção nos possíveis locais de entrada dos escorpiões, para evitar acidentes.

Vigilância

A Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) monitora a distribuição temporal e espacial da população de escorpiões e de acidentes, além de promover, em todo o Distrito Federal, ações de prevenção e controle do aracnídeo. O atendimento à população é feito por demanda passiva, ou seja, a população aciona o serviço de saúde (telefone: 2017-1343 ou 160) para que as providências sejam tomadas. Ainda assim, a Dival informou que se compromete a verificar o local nos próximos dias.

O Centro de Informações Toxicológicas dá as primeiras orientações no caso de acidentes com animais peçonhentos. O telefone é o 0800 644-6774.

Números

De janeiro a abril foram registrados 601 acidentes envolvendo escorpiões. Até 21 de maio, foram solicitadas 451 inspeções e 307 animais foram capturados.

Todo paciente que sofrer um acidente por animal peçonhento deve procurar a emergência dos hospitais do DF ou da UPA, pois toda unidade que possui atendimento de Clínica Médica está apta para receber esse paciente.

Fonte: Agência Brasília

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever