28.5 C
Brasília
19 abr 2024 15:22


GDF planeja distribuir 100 mil máscaras só nesta segunda-feira (18)

Portaria define a prorrogação das ações até domingo (24). Servidores da Secretaria de Governo, com auxílio de bombeiros e policiais militares, já entregaram 239 mil protetores faciais

Renata Moura, da Agência Brasília

A Secretaria de Governo publicou nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial portaria definindo a prorrogação das ações de distribuição de máscaras de tecido até o próximo domingo (24). Trabalhando há quase um mês na conscientização junto à população, servidores da pasta, com auxílio de bombeiros e policiais militares, já entregaram 239 mil protetores faciais. No entanto, nesta semana, as ações serão intensificadas.

“Só nesta segunda, queremos distribuir 100 mil máscaras: 50 mil pela manhã e o restante, à tarde”, prevê o secretário de Governo, José Humberto Pires. Segundo ele, as atividades seguem em sintonia com a fiscalização. “Já está valendo a multa. Mas, como ainda temos pessoas sem condições de adquirir, seguiremos distribuindo para que não falte para ninguém”, explica.

Nesta segunda (18), as atividades serão concentradas em terminais rodoviários e estações do metrô. “Durante a semana passaremos por todas as regiões administrativas. Estamos com um cronograma de distribuir a partir de amanhã, mais 50 mil máscaras por dia”, contabiliza Pires.

Pontos de distribuição

De acordo com o normativo publicado, as ações de distribuição acontecerão de 6h da manhã às 21h, entre os dias 18 e 22 de maio, nas estações do metrô e terminais rodoviários. Até domingo (24), em horário comercial, as equipes também serão distribuídas em pontos de grande circulação em todas as 33 cidades.

“A cada dia estaremos, em seis ou sete cidades. Começamos nas mais populosas, como o Plano Piloto, Taguatinga, Ceilândia e Planaltina”, detalha o secretário de Governo. As equipes de trabalho estão sendo montadas com a participação de civis e militares. Entre eles: bombeiros, policiais, servidores da Secretaria do DF Legal, vigilância em saúde e defesa civil.

As máscaras distribuídas são laváveis e reutilizáveis e são entregues de duas a duas unidades por pessoa, preferencialmente, àquelas com menor poder aquisitivo.

Edição: Renato Ferraz

Fonte: Agência Brasília

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever