21.5 C
Brasília
20 abr 2024 03:10


Ibaneis adia para 11 de maio reabertura do comércio e multa para quem não usar máscaras no DF

Previsão inicial era de que atividades seriam retomadas na próxima segunda-feira (4). Obrigatoriedade das máscaras começa nesta quinta (30), mas sem punição em caso de descumprimento.

Por Rita Yoshimine

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta quarta-feira (29), que vai adiar para o dia 11 de maio a reabertura do comércio na capital. Inicialmente, ele havia afirmado que a retomada das atividades ocorreria já na próxima segunda-feira (4), mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus.

Ibaneis também adiou para a mesma data a aplicação de multas no valor de R$ 2 mil para quem não usar máscaras nas ruas e locais públicos, que deveria começar nesta quinta-feira (30). Segundo o governador, o uso continua recomendado a partir desta quinta, mas sem a aplicação das punições.

Governo do DF vai distribuir máscaras em terminais de ônibus e metrô; veja locais
Coronavírus: Justiça Federal dá 48 horas para GDF explicar liberação de parte das atividades
Após a fala do governador, o GDF enviou nota afirmando que, diferente do que havia sido divulgado anteriormente, os passageiros do transporte público “poderão circular nos ônibus sem a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção individual nesta quinta-feira” (veja mais abaixo).

Motivos
À reportagem, Ibaneis disse que um dos motivos para a mudança na data é a dificuldade do comércio em conseguir atender às medidas necessárias para a retomada das atividades, como a testagem e a compra de Equipamentos de Produção Individuais (EPIs) para todos os funcionários.

Fonte: G1/Globo

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever