20.5 C
Brasília
24 abr 2024 07:27


Testagem para Covid-19, na população do DF, começa nesta terça-feira (21)

Ação será feita pelo serviço de drive-thru no Plano Piloto e Águas Claras

Por Leandro Cipriano

A Secretaria de Saúde vai iniciar, nesta terça-feira (21), a testagem para Covid-19 na população do Distrito Federal pelo serviço de drive-thru. Essa modalidade tem como objetivo evitar aglomerações e reduzir a transmissão do coronavírus. Serão cerca de 100 mil testes aplicados inicialmente.

A primeira fase da iniciativa será voltada às áreas do Plano Piloto e Águas Claras, por elas estarem estre as regiões com maior incidência dos casos da doença.

O grupo prioritário para testagem será o das pessoas com sintomas de gripes, incluindo febre. É importante que elas estejam com sintomas, no mínimo, há sete dias, de acordo com especificações técnicas dos fabricantes dos testes.

Todos os usuários devem levar documento de identificação e comprovante de residência.

Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em pontos específicos do Plano Piloto e Águas Claras.

Conheça os locais de testagem 

  • Unieuro Águas Claras
  • Uniplan Águas Claras
  • Residência Oficial do Governador
  • Estádio Nacional de Brasília Mané Garricha
  • Estacionamentos do Parque da Cidade

A previsão é de que mais pontos de testagem sejam abertos nos próximos dias.

Como funcionará a testagem

Todos serão cadastrados na entrada do drive-thru e passarão por triagem de temperatura feita pelo Corpo de Bombeiros, através de câmeras térmicas. Aqueles que não apresentarem sintomas não farão a testagem.

O atendimento ocorrerá por ordem de chegada, dentro do veículo, sendo proibido descer sem orientação da equipe de saúde.

Também é recomendado que a população utilize máscaras faciais já na saída do domicílio, e que cada carro tenha, no máximo, quatro pessoas.

Todos os profissionais de saúde e de apoio estarão utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs) em todas as etapas do drive-thru.

Será de responsabilidade exclusiva dos profissionais de saúde, devidamente identificados, a aplicação dos testes.

A Secretaria de Saúde montou equipes com o apoio de técnicos de enfermagem e enfermeiros do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

Dois tipos de testes

Todos os testes utilizados nesta ação são para detecção, exclusiva, do coronavírus. No entanto, são diferentes na hora de colher o material.

Teste sanguíneo: coleta-se uma gota de sangue, a exemplo da medição de glicemia (taxa de açúcar no sangue). A partir dessa gota de sangue é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus que causa a Covid-19. O resultado sai em até 30 minutos e será fornecido ao usuário após a coleta.

Teste swab: coleta-se material da garganta e do nariz do paciente, através de um swab (cotonete), analisado em laboratório. O resultado sai em até 48 horas, liberado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF).

Todos casos confirmados devem ser notificados.

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever