28.5 C
Brasília
25 abr 2024 19:22


Vigilância Sanitária fiscaliza estabelecimentos comerciais do DF

O objetivo é orientar comerciantes sobre medidas de prevenção ao coronavírus

Por Jurana Lopes

Após o governador Ibaneis Rocha decretar o fechamento de estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e igrejas até 5 de abril, a Vigilância Sanitária tem percorrido todas as regiões do Distrito Federal para verificar o cumprimento dessas exigências. Somente mercados, padarias e farmácias podem continuar funcionando, mas com algumas precauções.

esta sexta-feira (20), durante uma das inspeções, a Vigilância Sanitária encontrou alguns estabelecimentos descumprindo as normas de segurança e prevenção ao coronavírus. Entre elas, a distância de dois metros entre cada cliente, o serviço de buffet e de atendimento em mesas.

Em um dos estabelecimentos, havia cerca de 90 mesas, pessoas muito próximas umas das outras e outras se servindo. “Não pode haver serviço de buffet, todas as refeições devem ser entregues pelo sistema delivery ou embaladas pelos funcionários. Nada de se servir ou se alimentar no local”, informou o gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária, André Godoy.

Até para o serviço de delivery, a orientação é que o cliente prefira fazer seu pedido por telefone ou internet, sem se deslocar até o estabelecimento. “Mesmo que vá levar pra casa, o alimento deve ser levado em embalagem descartável e montada pelos funcionários”, destaca o gerente de Alimentos.

Durante a ação, os estabelecimentos foram orientados sobre a maneira correta de atender os clientes sem desrespeitar as medidas de segurança contra o Covid-19. Para se adequar, foram colocados avisos nas paredes dos locais, além da disponibilização de álcool em gel para os clientes.

“Não é uma questão de exagero, são medidas de segurança. Trabalhamos com o princípio da precaução. Não conhecemos esse vírus e queremos prevenir mortes. Muita gente reclama das nossas ações e não enxergam o risco de se contrair o coronavírus”, explica.

Ações

As fiscalizações vão continuar até 5 de abril, podendo ser prorrogadas. Mesmo com o decreto, muitos comércios foram encontrados abertos e tiveram que fechar para não serem multados. Ao todo, são 22 núcleos de inspeção da Vigilância Sanitária em todo o DF.

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever