28.5 C
Brasília
25 abr 2024 14:59


Em meio a discrepâncias, DF pode acordar, na segunda (16), com mais de 25 resultados positivos para Coronavírus

De sábado para domingo, número passou de oito para 14 casos de pessoas confirmadas com infecção por COVID-19

Por Kleber Karpov

Com o início da transmissão comunitária do coronavírus, que se antecipou a previsão do ministro Luiz Henrique Mandetta, sobre tal ‘modalidade’ a iniciar nesta semana. E a discrepância apontada por Política Distrital (PD), da quantidade de casos no DF. Com 14 casos apontados, confirmados pelo GDF, neste domingo (15/Mar), de pacientes contaminados com o COVID-19, e 156 suspeitos, fonte de PD, afirma que DF pode ultrapassar a 25 casos confirmados na segunda-feira (16/Mar).

O motivo, segundo a fonte, que conversou com PD, sob sigilo de identidade, é que o Laboratório Central (LACEN) da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), não funciona no fim de semana.

“Vai mudar e muito porque, o LACEN onde realiza a maioria dos exames não tem expediente no final de semana consequentemente os exames colhidos no sábado e domingo só será processado na segunda-feira. Sendo otimista esse número chega a 25 casos fáceis na terça feira quando for realizado esses exames.”, disse ao apontar que apenas o Hospital Santa Lúcia, da rede privada, teve a confirmação de dois novos casos.

Discrepâncias

Na sexta-feira (13/Mar), PD apontou que o GDF deveria anunciar, no dia seguinte, o quarto caso, confirmado do COVID-19, de pessoas vindas do exterior, no entanto, outras três pessoas, que viajaram na comitiva do presidente, Jair Bolsonaro (Sem Partido), aos Estados Unidos, haviam confirmado contaminação pelo vírus. Dentre esses, o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e a tesoureira do Aliança pelo Brasil e advogada do presidente da família Bolsonaro, Karina Kufa. O que somavam sete casos no DF. Porém, o governo anunciou dois novos casos em vez de um, com uma totalização de oito casos.

Ainda em relação as discrepâncias, ao tentar confirmar o quarto caso, vindo direito do exterior com a SES-DF, por meio da assessoria de Comunicação, a Pasta alegou, na manhã de sábado (14/Mar) que “até o momento são dois casos confirmados no DF.”.

Tal informação, demonstra que a Secretaria de Saúde, contabilizou apenas o casal de advogados, em que uma mulher está isolada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Portanto, a Pasta, desconsiderou, por exemplo, a confirmação positiva do vice-presidente de embaixadas e consulados do Flamengo, Maurício Gomes de Mattos, que veio para o DF, proveniente do Rio de Janeiro.

Novos casos

Entre os novos casos, que devem aumentar o saldo de pessoas com resultado positivo para o COVID-19, está o marqueteiro o Aliança do Brasil, o publicitário Sérgio Lima, que embora não tenha viajado diretamente com a comitiva de Bolsonaro, esteve junto com o grupo em reuniões na Flórida.

Medidas

Com 156 casos suspeitos, a transmissão comunitária, que impossibilita a identificação da pessoa a transmitir o vírus, a contabilização dos novos casos de COVID-19, no DF, deve ganhar progressão geométrica. A contenção da disseminação da doença, que é de fácil contágio, por sua vez, depende substancialmente, da capacidade de mobilização do Estado e da resposta da população em relação a contenção.

Nesse sentido, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), segue na vanguarda da prevenção e adota uma série de medidas para evitar aglomeração em locais de grande circulação de pessoas. Dentre essas, a antecipação das férias escolares, por 15 dias, medida tomada após suspender por as aulas por cinco dias, a suspensão de eventos e fechamento de cinemas e teatros, por exemplo.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever