26.5 C
Brasília
24 abr 2024 14:21


Contraprova: Resultado do teste do 1º caso confirmado de coronavírus no DF deve ficar pronto em três dias

O material será encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, nesta sexta-feira (06/03)

Por Ana Paula Oliveira

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal convocou a imprensa, no Palácio do Buriti na tarde desta quinta-feira (05/03), para esclarecer informações sobre o 1º caso confirmado de coronavírus na Capital Federal. Mesmo com o teste positivo feito por laboratório terceirizado do Hospital Daher, será necessária a contraprova. O material coletado da paciente será encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, nesta sexta-feira (06/03). A previsão é a de que o resultado fique pronto em um prazo de três dias.

A contraprova não será realizada no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) porque a unidade ainda não recebeu do Ministério da Saúde, os insumos necessários para a habilitação e a capacitação da unidade.

Hran

A paciente infectada tem 52 anos e viajou recentemente para Londres, na Inglaterra, e também visitou a Suíça. Segundo o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, o Daher admitiu que não tinha estruturas físicas para atender o caso. Por isso, a mulher será levada ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) ainda hoje. Além do Hran, o Hospital de Base também está capacitado para receber pacientes com coronavírus.

“Será feito um isolamento adequado na unidade para esse caso específico. A paciente apresentou febre, tosse e secreções e ficará na UTI. Havendo melhora no quadro, ela vai para a enfermaria”, disse o infectologista Eduardo Hage, da Secretaria de Saúde. Afirmando não haver motivo para pânico, Hage informou que a Secretaria de Saúde comprou preventivamente 2 mil óculos, 10 mil máscaras, 20 mil capotes e 100 mil máscaras cirúrgicas para o tratamento do coronavírus.

Vírus

O infectologista explicou que o coronavírus é um vírus respiratório que tem um comportamento muito semelhante aos demais vírus respiratórios e que por isso, os procedimentos de atendimento em UTI. “O coronavírus não causa uma infecção mais grave que a maioria dos vírus respiratórios. No nosso ponto de vista não identificamos que exigiria uma necessidade especial no atendimento deste caso tando que ele [a paciente ] está sendo transferida da UTI de hospital particular para a UTI de um hospital público mais ou menos com as mesmas condições”, declarou.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever