26.5 C
Brasília
24 abr 2024 15:12


DF tem 12 casos suspeitos de coronavírus e nenhum confirmado ao todo são 433 no país

No total, o Brasil monitora 433 casos suspeitos de contaminação pelo vírus

Por Ana Paula Oliveira

O Ministério da Saúde informou os números atualizados de casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2), na tarde desta segunda-feira (02/03) em coletiva de imprensa, em Brasília. De acordo com a tabela nacional, o Distrito Federal tem 12 casos suspeitos de infecção e nenhum caso foi confirmado até agora. Na última atualização, feita na sexta-feira (28/02), cinco casos estavam sob suspeita. No total, de acordo com os dados, o Brasil tem 433 casos suspeitos de coronavírus. O número de casos confirmados continua sendo os dois registrados em São Paulo. Os dois homens brasileiros infectados visitaram, recentemente a Itália. Os pacientes continuam em isolamento domiciliar.

Casos descartados

Durante a coletiva, o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira explicou que metade das notificações de suspeita da doença não se encaixa na definição de casos de Covid-19, fato que pode amenizar a preocupação dos mais afobados, como sugeriu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que classificou como precipitadas as iniciativas de algumas escolas em suspender as aulas por temer a contaminação dos alunos.

“As escolas não se embasam em nenhum critério técnico. Imagino que elas tenham reunião de pais e o princípio da autoridade parental prevalece. Mas, do ponto de vista de saúde pública, se uma pessoa não chega de um local, não tem febre, não tem coriza, não tem nenhum sinal, ela não tem porque ser retida”.

Recursos 

Mandetta disse que inicialmente está aplicando apenas recursos do Ministério no combate ao coronavírus, mas o gestor da pasta está com visita agendada para a próxima semana em comissão geral no Congresso Nacional para assegurar recursos extras, caso sejam necessários. “A gente vai discutir como é que a gente pode fazer em casos de cenários que podem ocorrer e que vão solicitar mais recursos”.

O ministro afirmou que ainda não há um balanço sobre o impacto direto do coronavírus no orçamento da pasta. “O que nós estamos fazendo é o com os recursos nossos (do Ministério da Saúde), regularmente programados”, disse.

Vacina contra a gripe

Por causa dos riscos de contaminação, neste ano, o governo antecipou a campanha de vacinação da gripe no Brasil: o início está previsto para 23 de março. Mais de 70 milhões de doses serão disponibilizadas durante o período da campanha.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever