23.5 C
Brasília
19 abr 2024 01:22


Farmácia de alto custo de Ceilândia funcionou neste sábado (29)

Medida garantiu que usuários pudessem retirar os medicamentos do mês

Por Josiane Canterle

Os usuários de medicamentos de alto custo ganharam mais um dia para conseguir retirar os seus insumos. A farmácia de Ceilândia abriu na manhã deste sábado (29), das 7h às 12h, com o propósito de entregar a medicação aos pacientes que não conseguiram pegar seus remédios durante a semana.

“Não temos o número de pacientes que estiveram aqui hoje porque não foi necessária a distribuição de senhas”, informa a responsável pela farmácia de alto custo de Ceilândia, Aline da Silva Chagas. “Não houve espera pelo atendimento”, destacou a gestora.

A farmácia atende cerca de 13 mil usuários por mês, uma média diária de 500 atendimentos. Em fevereiro, o funcionamento foi impactado devido ao menor número de dias úteis, o que levou os gestores a tomarem algumas medidas para que nenhum paciente ficasse sem seu medicamento.

“Nosso horário de funcionamento é das 8 horas da manhã às 5 da tarde, mas diante do grande número de pacientes que aguardavam na fila, ficamos além desse horário”, explica Aline. “Como na última sexta-feira [28] a demanda foi ainda maior, nos organizamos para abrir a farmácia hoje pela manhã.” Na noite de sexta-feira, a farmácia entregou o último medicamento às 22h.

Reforma e melhorias

A unidade passou recentemente por reformas. O número de guichês aumentou de 12 para 16, e dois consultórios para atendimento de farmácia clínica foram revitalizados, somando, agora, quatro salas. O prédio também ganhou pintura nova, mais assentos para a espera, reforma nos banheiros e climatização da área de estoque dos medicamentos, para garantir a qualidade e eficácia dos remédios.

O complexo da farmácia de Ceilândia terá, ainda, mais um bloco revitalizado. Nesse espaço serão desenvolvidas as atividades gerenciais e administrativas, bem como seguirá funcionando o cadastro de novos usuários e o atendimento a pacientes de insuficiência renal.

Atendimento

A farmácia de alto custo de Ceilândia, assim como as do Gama e da Asa Sul, faz parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Juntas, atendem, diariamente, 1.250 pacientes, com funcionamento de segunda a sexta-feira.

Somente em Ceilândia foram dispensados, em janeiro, 253.523 medicamentos de alto custo. A expectativa, com a revitalização, é que a unidade aumente para cerca de 350 mil remédios dispensados por mês.

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever