Abastecimento: Barragem de Santa Maria transborda nesta quinta-feira (27)

127


Print Friendly, PDF & Email

Em 2019, o evento ocorreu no mês de maio. O Sistema Santa Maria (Santa Maria/Torto) é responsável por 27% do abastecimento do DF

A Barragem de Santa Maria verteu nesta quinta-feira (27).  O volume útil de água da barragem é de 45,5 milhões de m3. O Sistema Santa Maria (Santa Maria/Torto) é responsável por 27% do abastecimento do DF e possui uma vazão de 1.470 l/s de água.  Devido ao grande volume de chuvas deste ano, o extravasamento ocorreu mais cedo do que em 2019, quando o evento foi observado em 17 de maio.

“É uma excelente notícia para a população do Distrito Federal e especialmente para a Caesb, porque Santa Maria tem sido utilizado como uma reserva técnica para o período de estiagem. Por isso, a importância de ter atingido 100% de sua capacidade”, afirmou o diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges.

Leia também

A água excedente do reservatório Santa Maria segue para o córrego Três Barras. De lá, se junta com o Ribeirão Tortinho, formando o Ribeirão do Torto, onde há captação da Caesb. No auge do período de estiagem, em novembro de 2017, o Santa Maria chegou à cota de 1.064,17 m, ou seja, 21,6% do seu volume útil.

Publicidade

A Barragem de Santa Maria está localizada dentro do Parque Nacional de Brasília e faz parte das bacias do Paraná, Paranaíba e Corumbá. Essa barragem possui um espelho d’água de 7,65 Km2 e uma área de drenagem de 101 Km2. Por ser uma água de excelente qualidade, a Caesb realiza o tratamento dessa água com poucos elementos químicos.

*Com informações da Caesb

Fonte: Agência Brasília