25.5 C
Brasília
19 abr 2024 20:45


Detran-DF intensifica ações contra celular e álcool ao volante

Estão previstas palestras em blocos e festas, distribuição de fôlderes e brindes, além de blitzes em pontos estratégicos. Óculos simuladores de alcoolemia também serão utilizados

Por Renata Moura

Se, durante os festejos de Carnaval, você vir um servidor do Departamento de Trânsito (Detran-DF) em cima do trio, não se assuste. A ação faz parte das campanhas educativas que o órgão está empreendendo pela cidade para evitar acidentes. Blitzes, com a abordagem de cerca de mais de 300 carros por dia, já começaram nesta sexta-feira (21). Mais de 15 mil kits com material educativo personalizado serão distribuídos nos quatro dias de folia.

“Nosso trabalho é reforçar a consciência sobre o perigo de pegar a direção após consumir bebida alcóolica”, explica o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran-DF, Miguel Videl. Ele informa que o órgão planeja minipalestras durante a exibição dos blocos de Carnaval, além da veiculação de alertas musicais sobre o tema. “Contaremos com a participação de nossos professores palestrantes para falar sobre a combinação fatal de bebida e direção”, detalha. A campanha também reforça a advertência sobre o risco de dirigir utilizando o celular.

O chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran, Miguel Videl, foca na conscientização sobre o perigo de dirigir sob efeito de álcool; campanha também abordará o risco de utilizar o celular ao volante
O chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran, Miguel Videl, foca na conscientização sobre o perigo de dirigir sob efeito de álcool; campanha também abordará o risco de utilizar o celular ao volante

Alerta em campanha

Segundo Videl, o departamento colocará carros adesivados com o alerta circulando em vários pontos. Também haverá blitzes educativas, durante as quais serão distribuídas viseiras, leques e máscaras carnavalescas. Todo o material faz parte da campanha “Se beber, não dirija. #Preservandovidas”, elaborada pelo Detran.

“O motorista precisa saber que deixar de beber não é uma questão apenas financeira, em função da multa de R$ 2.934,70, mas de vida”, destaca o chefe do núcleo. Simuladores de alcoolemia também serão utilizados durante a passagem dos blocos carnavalescos.

A presença dos agentes educadores do Detran está confirmada em pelo menos seis pontos: os lugares onde haverá a concentração dos blocos  Raparigueiros, Baratona, Baratinha e Galinho da Madrugada (infantil e adulto) e o Parque da Cidade, nos dias da folia Carnaval no Parque.

Motoristas aprovam

A advogada Jaqueline Oliveira: “Essas ações são sempre muito boas, ainda mais para alertar as pessoas que vivem dirigindo com uma mão no volante e outra no celular”

Quem passou, nesta sexta-feira, pela blitz educativa do Detran em frente à Torre de TV, aprovou a proposta. “Essas ações são sempre muito boas, ainda mais para alertar as pessoas que vivem dirigindo com uma mão no volante e outra no celular”, comentou a advogada Jaqueline Oliveira. “Para quem não curte o Carnaval, como eu, mas que está no trânsito, esse alerta é ainda melhor”, emendou o filho dela, Marcelo, 22 anos.

Andréia Victória Elias, motorista de aplicativo, reforça a campanha educativa: “Deixem o carro em casa que a gente leva vocês em segurança”
Andréia Victória Elias, motorista de aplicativo, reforça a campanha educativa: “Deixem o carro em casa que a gente leva vocês em segurança”

A motorista de aplicativos Andréia Victória Elias, também elogiou a ação. “Todos terão mais segurança se quem optar por beber ficar fora de circulação”, afirmou. Ela espera também que o período seja lucrativo e dá o recado: “Deixem o carro em casa que a gente leva vocês em segurança”.

Fonte: Agência Brasília

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever