28.5 C
Brasília
19 abr 2024 17:30


PET-CT sai da caixa e vai para sala especial no Hospital de Base do DF

Transferência do equipamento, que ficou parado sete anos no corredor do ambulatório do hospital, ocorreu após o término da primeira etapa das obras, iniciadas em novembro de 2019

Agência Brasília *

Após sete anos parado no corredor do ambulatório do Hospital de Base (HB), o PET/CT – sofisticado aparelho para diagnosticar e auxiliar no melhor tratamento de pacientes com câncer e outras doenças graves – foi transferido para uma sala recém-inaugurada, onde será instalado definitivamente.

O equipamento ficou todo esse tempo encaixotado em um dos corredores do ambulatório do HB. O aparelho estava em 21 caixas que chegavam a medir mais de três metros de cumprimento cada uma e pesavam, ao todo, cinco toneladas. Ao custo, à época, de US$ 1 milhão, o PET/CT só pôde ser transferido após o término da primeira etapa das obras do Núcleo de Medicina Nuclear, que começaram em novembro de 2019 e incluem a finalização de uma sala com paredes blindadas para a radiação.

“Foi muito suor derramado de janeiro de 2019 até agora para retirar esse PET/CT das caixas”, conta o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), Francisco Araújo, que passou a gerir o HB em janeiro de 2019. “Fomos a São Paulo firmar um acordo com a empresa fornecedora do equipamento, colocamos um advogado exclusivo para acompanhar o processo diariamente.”

Força-tarefa

Os trabalhos de remoção e transferência do equipamento para a nova sala começaram às 20h de segunda-feira (17) e terminaram por volta das 6h40 desta terça-feira (18). Antes, foi feita uma preparação com instalação de rampas de chapas metálicas, além de outras ações, para facilitar o deslocamento do aparelho com auxílio de empilhadeiras.

“A primeira parte do serviço consistiu na abertura das embalagens e na conferência do conteúdo para identificar eventuais danos”, explica o gerente de Manutenção e Infraestrutura do Iges-DF, Thiago Teixeira.

“Depois, foi iniciado o transporte cuidadoso para a sala onde será montado o equipamento.”

Thiago informa que a sala na qual foi instalado o aparelho foi lacrada e, agora, será mantida fechada e sob responsabilidade da empresa fornecedora do equipamento até que a obra esteja em estado avançado de conclusão – prazo estimado para maio. Após esse período, a sala será reaberta para iniciar a montagem do equipamento e, posteriormente, os testes.

Exame

O PET/CT é um dos exames mais completos disponíveis em instituições com excelência reconhecida e nunca havia sido ofertado na rede pública do DF. O equipamento permite avaliação com maior grau de precisão em pacientes com diferentes tipos de câncer.

Pode confirmar diagnóstico suspeito pela avaliação clínica ou pelo resultado de exames convencionais, permitindo definir a real extensão da doença e o tratamento mais adequado para o controle. Permite, também, definir se está havendo remissão ou progressão, bem como selecionar locais mais apropriados para serem submetidos à biópsia, com o objetivo de melhorar a eficácia diagnóstica desse tipo de procedimento.

O acordo

Em 27 de novembro de 2019, Dia Nacional e Internacional de Combate ao Câncer, foi assinada a Ordem de Serviço (OS) que marcou o início das obras para colocar em funcionamento o PET/CT. A obra é custeada pela própria empresa fabricante do aparelho, a GE Healthcare.

Antes da oficialização desse trabalho, o Iges-DF celebrou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a empresa em maio de 2019. Além do diretor-presidente do instituto, assinaram o documento o diretor comercial da empresa, Saulo Áreas, e outros representantes da fornecedora do equipamento.

* Com informações do Iges-DF

Fonte: Agência Brasília

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever