20.5 C
Brasília
16 abr 2024 04:47


Saúde adquire 17 novos aparelhos para esterilizar e lavar materiais hospitalares no DF

Autoclaves e termodesinfectoras serão instalados a partir da próxima semana

Por Leandro Cipriano

A Secretaria de Saúde adquiriu 14 autoclaves e três lavadoras termodesinfectoras pelo valor de R$ 4,7 milhões. Enquanto o primeiro aparelho é utilizado para esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares, o segundo desinfecta e lava os produtos. Os novos equipamentos estão armazenados no Parque de Apoio da pasta, com previsão de serem transportados e instalados em 10 unidades de saúde a partir da próxima semana.

“A ideia é substituir os aparelhos antigos, que estão com mais de 10 anos de uso, por equipamentos com mais eficiência energética e hidráulica. Eles vão trazer mais economia de água, mais agilidade na limpeza, e como cinco das autoclaves são híbridas, podem fazer a esterilização em baixa e alta temperatura”, explicou o gerente de Equipamentos Médicos da Subsecretaria de Infraestrutura da Secretaria de Saúde, Amaury Medeiros.

O primeiro local beneficiado será o Hospital Regional de Brazlândia (HRBz). Pelo cronograma, os aparelhos serão patrimoniados e transportados pelas empresas responsáveis até a unidade. Ao retirar os equipamentos antigos de lá, os espaços serão readaptados para instalar os novos.

Depois, as empresas fazem o teste de calibração das autoclaves e das lavadoras, além do treinamento dos servidores que irão operar as máquinas. “A previsão inicial é que todo esse processo de transporte e instalação leve entre 10 a 40 dias em cada unidade, a depender da situação em cada local”, destacou Amaury Medeiros.

As instalações serão realizadas em uma unidade de saúde por vez para não prejudicar nenhum dos serviços oferecidos pela Central de Materiais Esterilizados (CME) da região de saúde onde estão localizadas.

Depois de Brazlândia, os próximos locais beneficiados serão os hospitais de Apoio de Brasília (HAB), Planaltina (HRPL), Materno Infantil de Brasília (Hmib) e a Unidade Mista de São Sebastião (UMSS). “Essa será a primeira leva de entregas. Depois, um novo cronograma será definido para atender os hospitais da Asa Norte, Ceilândia, Gama, Taguatinga e Samambaia”, informou o gerente.

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever