Mais de 2,6 mil vagas disponíveis em cursos técnicos gratuitos no DF

Oferta é fruto de parceria entre o Senac e o GDF. Inscrições, destinadas a pessoas de baixa renda, serão abertas nesta quinta-feira (13)

648


Print Friendly, PDF & Email

Por Ian Ferraz

Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), administrações regionais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vai oferecer 2.638 mil vagas em 43 cursos no Distrito Federal. As inscrições e as aulas são gratuitas e fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Desse total de vagas, 727 são ofertadas por meio de parceria entre administrações regionais e a SDE.

Há duas opções de matrícula, ambas presenciais e com início nesta quinta-feira (13). Uma, para os cursos realizados em espaços físicos do Senac, permite que os interessados se matriculem até o dia 19 nas unidades de Taguatinga, do Setor Comercial Sul (Jessé Freire e TTH), do Plano Piloto (903 Sul), do Gama, de Sobradinho e de Ceilândia.

A outra modalidade oferece matrículas até o dia 21 de fevereiro, das 9h às 17h, nas entidades parceiras do Senac Ações Móveis, como administrações regionais e a SDE.

Atenção às condições

Publicidade

O programa vai ofertar dezenas de cursos, como os de administração em serviços hospitalares, auxiliar de cozinha, barbeiro, camareira, costureira, cozinheiro, garçom, operador de computador, técnico em finanças, entre outros.

Para participar, é necessário seguir as regras estabelecidas no edital: possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos; ter idade igual ou superior à idade mínima exigida para acesso ao curso; ter a escolaridade exigida para o curso escolhido; não ter evadido ou desistido de outro curso PSG, com prazo igual ou inferior a um ano da data de evasão ou desistência e, por último, não possuir matrícula no PSG em andamento até a data de início do novo curso.

Uma vez preenchidos esses requisitos, a pessoa interessada deve levar ao local de inscrição os originais e cópias de RG e CPF, comprovante de escolaridade e de residência e comprovante de baixa renda (Carteira de Trabalho ou autodeclaração de renda). Outros documentos podem ser exigidos, a depender do tipo de curso escolhido.

A quantidade de vagas é limitada e segue os critérios de atendimento aos requisitos de acesso e a ordem de inscrição do candidato. O resultado da classificação será divulgado no site do Senac-DF no dia 27, até as 18h, para as turmas inscritas nas unidades de Taguatinga, Setor Comercial Sul (Jessé Freire e TTH), Plano Piloto (903 Sul), Gama, Sobradinho e Ceilândia. Já o resultado da classificação das turmas matriculadas pelo Senac Ações Móveis será divulgado em 5 de março, também até as 18h.

Confira no edital os locais e cursos abertos à comunidade.

Com informações do Senac-DF

Fonte: Agência Brasília