20.5 C
Brasília
19 abr 2024 07:14


Simpósio capacita professores para atender alunos com deficiência

Ascom/Sejus

O encontro para capacitação de professores da rede pública do DF em relação ao atendimento de alunos com deficiência reuniu 600 docentes. O II Simpósio Pedagógico “O papel da escola na aprendizagem ao longo da vida: processo de envelhecimento ativo da pessoa com deficiência ocorreu nesta quarta (05), no auditório do Instituto de Ensino Superior (IESB). O evento é uma iniciativa da Associação Pestalozzi de Brasília com o apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e da Secretaria Extraordinária para Pessoa com Deficiência.

Na ocasião, foi protocolada carta elaborada pelos professores da educação especial, na qual apresentam desafios e sugestões de melhorias para esse tipo de ensino. O documento, segundo o subsecretário de Políticas de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Sejus, Juvenal Araújo, será analisado com prioridade pelo Grupo de Trabalho do Programa DF Inclusivo, instituído nesta quarta conforme Decreto nº 40.441, de 4 de fevereiro de 2020.

“Tornar o DF inclusivo será nosso desafio e compromisso. O grupo trabalhará com as políticas públicas para pessoas com deficiência e contaremos com as secretarias, entidades e órgãos parceiros para que possamos tornar as sugestões em políticas públicas”, destacou o subsecretário ao participar da abertura, representando o secretário de Justiça, Gustavo Rocha, interino na Secretaria Extraordinária para Pessoa com Deficiência.

Durante o seminário ocorreram palestras e foram apresentadas novas práticas, discussões científicas, mudanças de paradigmas inclusivos e ampliação de conteúdos para melhoria do processo de aprendizagem da pessoa com deficiência ao longo da vida. As palestras foram ministradas por profissionais especializados em gerontologia, geriatria, desenvolvimento e funcionalidade humana, entre outros.

Para o subsecretário de Políticas para o Idoso da Sejus, Washington Mesquita, presente na mesa de abertura, a pessoa com deficiência deve ter as condições necessárias para um envelhecimento ativo e saudável. Destacou ainda que os idosos, além de políticas públicas, precisam de dignidade, respeito, carinho e amor. “O que adoece a pessoa é a falta de ter com quem falar, o isolamento. O maior problema da violência a pessoa idosa não está na sociedade está dentro do lar e vão desde a retenção do benefício e negligência”, explicou.

Também participou da mesa de abertura a especialista em Terapia Ocupacional da Secretaria de Saúde, Ângela Maria Sacramento.

Fonte: Sejus/Ascom

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever