Feira da Pessoa com Deficiência movimenta Complexo Cultural da República nos dias 5 e 6 de dezembro

382


Print Friendly, PDF & Email

Em visibilidade ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, a Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno (ARTISE), em parceria com o Governo do Distrito Federal e o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do DF (CODDEDE), realiza nesta quinta e sexta (5 e 6/12) a Feira de Implantação do Programa Empreendedor Cultural da Pessoa com Deficiência. O evento será no Complexo Cultural da República e contará com palestras, exposições, cursos, apresentações culturais e show do Paralamas do Sucesso. A programação inclui ainda concursos de Miss e Mister Cadeirante. Visitações das 8h às 22h, com entrada franca. Classificação livre. Espaço com acessibilidade.

A megaestrutura localizada ao lado do Museu Nacional é composta por duas tendas túnel de 40 metros cada, sendo uma com 40 estandes ocupados por organizações da sociedade civil e por instituições governamentais, e a outra com palco, sonorização e estrutura para atender com qualidade e segurança diversas manifestações culturais desenvolvidas por artistas que são pessoas com deficiência.

De acordo com a organização, o objetivo da iniciativa é informar e conscientizar a população sobre assuntos relacionados à deficiência, seja ela física ou mental. Já o local foi escolhido pela localização e por conter acessibilidade, como pisos táteis, rebaixamento de meios fios e facilidade de mobilidade, estimulando visitas aos espaços públicos ao redor. Segundo a Companhia de Planejamento do DF, há atualmente no DF cerca de 650 mil pessoas com deficiência.

Dentre os cursos ofertados nos dois dias de evento, destacam-se Empreendedorismo Digital (criação de blogs e slides, vídeos pelo celular e youtube, redação web), Elaboração de Projetos Culturais (captação de recursos, ações e eventos, produção, oficinas, mídia), e Amostras (artesanato, grafite, exposições, literatura, palestras).

Os concursos de Miss e Mister Cadeirante DF Universo envolverão aproximadamente 24 candidatos, que concorrerão nesta quinta (5/12) com trajes de gala. O propósito é resgatar a autoestima e valorizar os cadeirantes no meio social, permitindo a esse numeroso (mas esquecido) grupo a inserção em um campo até agora restrito às pessoas sem deficiência: o dos concursos de beleza.

Publicidade

“Segundo dados do IBGE, há 45,6 milhões de pessoas que se declaram com algum tipo de deficiência no Brasil. Boa parte necessita da cadeira de rodas para se locomover. Esse numeroso grupamento social sempre esteve à margem dos concursos de beleza, invisível à avaliação estética, como se a deficiência escondesse ou inibisse a beleza de cada um”, afirma a organização.

Pop e Rock

Com quase 40 anos de carreira, o grupo Os Paralamas do Sucesso retorna a Brasília nesta sexta (6/12) com muito rock, pop e ska. Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) prometem levantar o público com novos e antigos sucessos, como Lanterna dos Afogados, Aonde Quer Que Eu Vá, Meu Erro, Ela Disse Adeus, e outros.

O projeto conta com a participação das Secretarias Extraordinária da Pessoa com Deficiência, de Atendimento à Comunidade, de Justiça e Cidadania, de Cultura e Economia Criativa, Conselho de Pessoas com Deficiência, e

Departamento de Trânsito do DF (Detran) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Quinta (5/12/2019)
Pavilhão da Feira:

9h Cerimônia de abertura
10h às 12h Empreendedorismo (palestra/Sebrae)
14h às 18h Quero Ser MEI (oficina/Sebrae)
15h Autoestima e Motivação para pessoas com deficiência (palestra com Breiner Silvestre, artista plástico / Sejus)

Palco Inclusão:
10h C.E.E. Gama (dança)
14h Apresentação do Baião de 2 APAE (dança)
15h C.E.E. Gama (teatro)
17h30 Agata Reggae e banda PCD Visual (musical – reggae)
18h30 Dom Versate Amputado (musical – hip hop)
19h30 Desfile inclusivo
20h Concursos de Miss e Mister Cadeirante

Sexta (6/12/2019)

Pavilhão da Feira:
8h às 10h Empreendedorismo (palestra/Sebrae)
10h às 12h Como Planejar Meu Negócio (palestra/Sebrae)
14h às 18h Como criar um site para a sua empresa (oficina/Sebrae)
15h Autoestima e Motivação para pessoas com deficiência (palestra com Breiner Silvestre, artista plástico / Sejus)

Palco Inclusão:
13h às 17h39 Montagem de palco
18h Di Cardoso e Banda Amputado (sertanejo)

Movimento Luz (dança)
19h40 Pegada Black (dança com cadeirantes)
20h Banda Lúpulus
21h Paralamas do Sucesso

Serviço:
Data: 5 e 6 de dezembro de 2019
Hora: 8h às 22h
Local: Complexo Cultural da República
Informações: (61) 98424-8537