21.5 C
Brasília
19 abr 2024 03:34


Após alagamento no HRG, Secretaria de Saúde anuncia manutenção do Centro Cirúrgico do hospital

Recuperação da estrutura deve ocorrer em até 20 dias

Por Kleber Karpov

Após alagamento do Centro Cirúrgico (CC) do Hospital Regional do Gama (HRG), na noite de sábado (23/Nov), a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), deu início, neste domingo, a manutenção do CC. De acordo com a SES-DF, as calhas de escoamento, não comportou o volume de chuva na unidade de saúde.

 

Segundo a SES-DF, as cinco salas do CC não estavam em uso durante o alagamento e, ninguém ficou ferido. No entanto, segundo fonte de Política Distrital (PD), a direção do hospital chegou a decretar bandeira preta, para a unidade. Essa por sua vez, redefiniu novo fluxo de assistência para a realização de procedimentos cirúrgicos.

Dentre as diretrizes, está, o encaminhamento de pacientes que necessitam de cirurgias para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) que, em parceria com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF), deve receber, cerca de 50% de profissionais do centro cirúrgico do HRG, para realizar tais procedimentos no HRSM.

“Temos atuado no sentido de garantir a assistência ao cidadão. Estamos trabalhando para recuperar a estrutura o quanto antes e reduzir os impactos desse incidente”, destaca a diretora administrativa da Região de Saúde Sul, Verbena Lúcia Melo.

Ainda segundo a gestora, o atendimento no HRG segue ocorrendo normalmente nos demais setores do hospital, que em se tratando de casos cirúrgicos, deve receber apenas, casos graves

Manutenção

Segundo a SES-DF, a estrutura do HRG ficou por muitos anos sem receber manutenção, cenário que passou a mudar no início do ano. Ocasião em que houve a troca do telhado e tubulações, impermeabilização e colocação de manta na unidade de saúde.

Ainda segundo a pasta, a limpeza das calhas, por exemplo, ocorre frequentemente e a última ação foi feita há 10 dias. Ainda para evitar que a água das chuvas entrasse na unidade, foi realizado o hidrojateamento do esgoto e alterações hidráulicas.

A nova manutenção estrutural do HRG, está orçada em R$ 3,5 milhões deve ocorrer ao longo dos próximos 20 dias e inclui outras melhorias, além do telhado, como manutenção do laboratório, banheiros, Radiologia e do Pronto-socorro infantil

Com informações de Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever