20.5 C
Brasília
18 abr 2024 09:16


Saúde renova contrato para cirurgias oftalmológicas de vitrectomia

Acordo permite operar 50 pacientes por mês

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitarem de cirurgias oftalmológicas de vitrectomia podem ser atendidos pelo Centro Brasileiro da Visão (CBV). A renovação do contrato neste sentido foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta segunda-feira (14) autorizando a prestação deste serviço complementar.

A partir da assinatura do acordo, será possível realizar 50 cirurgias mensais. Este reforço atende à demanda por cirurgias de vitrectomia e vem ao encontro dos esforços empreendidos pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal em relação ao atendimento da Oftalmologia.

Na vitrectomia, o humor vítreo é removido do olho, totalmente ou em parte, e o gel vítreo é substituído por uma solução salina (BSS). Este procedimento é usado no tratamento de diversas doenças oftalmológicas, como descolamento de retina, tromboses venosas, hemorragia vítrea e buraco macular.

Para melhorar cada vez mais a assistência no campo oftalmológico, houve uma intensificação nas ações: “Durante todo o mês de setembro, foram realizadas reuniões com o objetivo de ampliar a oferta de exames, consultas e cirurgias em todos os hospitais da rede pública e no conveniado Hospital Universitário de Brasília (HUB)”, destaca a referência técnica distrital do setor, Núbia Vanessa Lima.

O valor total do contrato é de R$ 8.177.604,00, seguindo a tabela do Ministério da Saúde. A vigência é de 12 meses, a contar da sua assinatura, podendo ser prorrogado, se necessário.

Os encaminhamentos para a cirurgia é feito pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde.

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever