20.5 C
Brasília
25 abr 2024 05:22


Hemocentro: GDF deve nomear 100 concursados aprovados

Em visita à Fundação Hemocentro de Brasília, governador Ibaneis Rocha anunciou chamamento de aprovados e doou sangue

Por Ian Ferraz

O Governo do Distrito Federal vai nomear 100 aprovados no concurso do Hemocentro. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (17) pelo governador Ibaneis Rocha em visita à Fundação. Na ocasião, o chefe do Executivo aproveitou para doar sangue e destacou a importância do gesto (veja mais no vídeo abaixo).

Em um primeiro momento serão chamados 50 aprovados no certame de 2017. Em janeiro de 2020, outros 50 serão nomeados. Assim, o Hemocentro poderá recompor o quadro de servidores.

“Estamos preparando a contratação de novos profissionais para o Hemocentro. A gente [ao doar sangue] dá um exemplo para a sociedade e convido a todos que venham, aqueles que acreditam na vida, na necessidade de doar e vamos começar a renovar os estoques para o fim do ano”, convidou Ibaneis Rocha.

Ibaneis Rocha esteve acompanhado dos secretários de Saúde, Osnei Okumoto, e da Casa Civil, Valdetário Monteiro. Eles também doaram sangue.

A Fundação Hemocentro de Brasília está recuperando os estoques de sangue tipo O+ e O-, que estão abaixo do nível seguro do estoque estratégico. Segundo dados do próprio Hemocentro, cerca de 2,3% da população do Distrito Federal realiza o ato voluntário anualmente.

Em 2018, a Fundação recebeu pouco mais de 53 mil doadores. A média diária de candidatos à doação de sangue é de 220 pessoas, que resulta em aproximadamente 170 bolsas de sangue coletadas todo dia.

Doação

Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto explicou durante a visita ao Hemocentro a importância do ato voluntário para a rede pública do DF. “Em caso de cirurgia de urgência é fundamental que a gente tenha esse sangue em estoque para dar encaminhamento nos processos cirúrgicos ou mesmo nos atendimentos dentro do pronto-socorro, onde muitas vezes as pessoas chegam baleadas ou chegam acidentadas e com sangramento ativo. Aí há necessidade que a gente faça esse tratamento com o sangue que foi doado”, comentou Okumoto antes de participar da doação.

Presidente do Hemocentro, Bárbara Simões reforçou o chamado à população a comparecer ao Hemocentro. “É extremamente que todos tenham essa consciência e doem regularmente para que tenhamos os estoques regulares para quando precisarmos termos o produto disponível para o tratamento.

Assista ao vídeo:

Fonte: Agência Brasília

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever