23.5 C
Brasília
16 abr 2024 13:04


Campanha Antirrábica começa neste sábado (23) em áreas urbanas do DF

Doses serão aplicadas em 219 locais e segunda fase será em 21 de setembro

Por Leandro Cipriano

A primeira etapa urbana da Campanha Antirrábica 2019 será realizada, neste sábado (14), em cães e gatos de 17 regiões administrativas do Distrito Federal. Neste dia, 219 unidades de vacinação estarão abertas, das 9h às 17h.

As doses da antirrábica serão aplicadas na Asa Norte, Cruzeiro, Fercal, Guará, Jardim Botânico, Itapuã, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Park Way, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Vicente Pires.

“A meta, nesta primeira etapa urbana, é vacinar 135.338 animais. É importante a população levar cães e gatos a partir dos três meses de vida. Cadelas e gatas gestantes ou que estejam amamentando também devem ser vacinadas”, informou o gerente da Vigilância Ambiental de Zoonoses, Jadir Costa Filho.

A segunda etapa urbana da Campanha de Antirrábica ocorrerá em 21 de setembro. Os locais atendidos serão Brazlândia, Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga, Estrutural e Águas Claras.

Rural

A primeira fase da Campanha Antirrábica foi realizada na área rural do DF, em 31 de agosto, quando foram vacinados 24.130 cães e gatos.

Naquele dia foram abertos 194 postos de vacinação nas zonas rurais de Águas Claras, Estrutural, Recanto das Emas, Gama, São Sebastião, Fercal, Sobradinho I e II, Paranoá, Ceilândia, Planaltina, Samambaia, Taguatinga, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante, Park Way, Santa Maria e Brazlândia.

A vacina antirrábica deve ser aplicada uma vez por ano nos animais. Os que nunca foram vacinados devem repetir a dose em 30 dias.

Meta

A expectativa da Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses da Secretaria de Saúde é vacinar, nos três dias de campanha, mais de 80% da população estimada de cães e gatos, ou seja, 246.735 cães e 24.673 gatos, totalizando 271.408 animais.

Foram disponibilizadas 270 mil doses de vacina para os três dias de campanha. O trabalho envolve 2,5 mil pessoas da Secretaria de Saúde, Emater e estudantes de Veterinária.

Doença

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza por uma encefalite progressiva e aguda, com letalidade em aproximadamente 100% dos casos.

O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através da mordida. Cães e gatos são os principais veículos da doença.

No Distrito Federal, o último caso de raiva em humanos foi registrado em 1978. O último caso de cães diagnosticados com a doença foi em 2000 e, de gatos, em 2001.

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever