Ibaneis anuncia obras em Brazlândia

34
Print Friendly, PDF & Email


Além da chegada de uma Unidade de Pronto Atendimento e da reforma do hospital regional, a pavimentação da DF-001 foi uma das novidades divulgadas durante ação realizada neste sábado (15) pela Sejus

O governador Ibaneis Rocha prestigiou, na manhã de sábado (15), o evento “Sejus mais Perto do Cidadão”, em Brazlândia. Durante a visita à ação social, ele anunciou novas obras para a região. A cidade vai ganhar a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a nova pavimentação da DF-001 e ainda a reforma do Hospital Regional. “É muito importante ouvirmos o que a população deseja, mas, acima de tudo, é importante assegurarmos a vida das pessoas”, destacou o governador obre essas iniciativas.

Ibaneis informou que a rodovia DF-001 será totalmente renovada. Os serviços de pavimentação se iniciam na próxima semana. Já a obra de duplicação da rodovia DF-080, que está licitada e com recursos garantidos, ainda depende  da liberação de licença ambiental. “A promessa do ICMBIO [Instituto Chico Mendes] é que as autorizações saiam até segunda-feira [17]”, afirmou. “Vamos garantir mais segurança para todos e mudar o rumo dessa ‘rodovia da morte’.”

Publicidade

O chefe do Executivo ressaltou o empenho de todo o governo para melhorar o atendimento na rede pública de saúde. Enumerou diversas ações, como a contratação de 3 mil novos servidores, a reforma de seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a revitalização no Hospital de Santa Maria. “Recebi uma rede muito sucateada, mas graças ao apoio da Câmara Legislativa, em cinco meses, mudamos a gestão das UPAs e as coisas estão melhorando”, assegurou.

Agora, uma emenda da deputada federal Flávia Arruda (PR), envolvendo investimentos do montante de R$5 milhões, vai ajudar na construção da primeira UPA de Brazlândia. “Estamos numa parceria muito afinada com todos os parlamentares, construindo soluções para melhorar a vida da população”, declarou, anunciando a boa nova: “O dinheiro já está na conta e o projeto da UPA, pronto”.

O governador destacou ainda a parceria com o deputado distrital Iolando (PSC) para viabilizar a reforma do Hospital Regional de Brazlândia. “Quero agradecer também a emenda dele [Iolando], porque agora poderemos tocar a ampliação e revitalização do hospital. Em setembro, queremos lançar o edital para dar início às obras.”

Ação social

O evento da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) reuniu mais de 500 pessoas, numa ação integrada que levou à comunidade de Brazlândia serviços públicos do Na Hora, prevenção de doenças e atenção jurídico-social. É a quarta edição da iniciativa, que contemplou Candangolândia, Paranoá e Planaltina.

“Nossa proposta é levar para perto das pessoas os serviços do governo, de forma integrada e unificada”, explica o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha. “Já estamos planejando a próxima ação, que será no Recanto das Emas”, completou.

Quem participou da ação deste sábado em Brazlândia aprovou a iniciativa do GDF. “Hoje matei dois coelhos de uma única vez”, brincou Josiane Neves Sousa, que conseguiu atendimento odontológico para o filho Marlon, de 6 anos, e a emissão da Carteira de Identidade da enteada, Natália, de 13. “A gente gosta demais dessas ações, porque nem sempre tenho tempo para resolver tantas coisas. Fiquei muito feliz em conseguir resolver duas situações importantes ao mesmo tempo”, detalhou.

Entre os serviços oferecidos, destacaram-se a emissão de documentos (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF), consulta e negociação de débitos na Secretaria da Fazenda, na CEB e na Caesb. Uma unidade móvel da Secretaria de Saúde também aferiu glicemia e pressão arterial dos populares, além de prestar orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e realizar testes rápidos de HIV.

Pessoas com deficiência

Durante o evento, o governador Ibaneis falou sobre a intenção de criar uma nova pasta: a Secretaria da Pessoa com Deficiência. “Temos no DF uma população de 650 mil pessoas que precisam da atenção do governo nos cuidados com a saúde, moradia, emprego”, justificou.

Para assumir a pasta, o governador pensa em indicar o deputado distrital Iolando. “Juntamente com o secretário Gustavo [Rocha, titular da Sejus], acredito que os dois vão buscar recursos de programas que já existem no governo federal para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, valorizou.

Fonte: Agência Brasília