25.5 C
Brasília
17 abr 2024 22:04


HBDF: Dia Mundial da Asma alerta para prevenção da doença

Pacientes foram orientados em palestra promovida no Ambulatório do Hospital de Base

Nesta terça-feira (7), em celebração ao Dia Mundial da Asma, os pacientes do ambulatório do Hospital de Base tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre a prevenção da doença, no corredor do Ambulatório. A asma é uma doença inflamatória crônica dos pulmões caracterizada por obstrução ao fluxo aéreo, geralmente reversível espontaneamente ou com tratamento.

A médica alergista, Marta Guidacci, explicou que a prevalência da asma na população varia de 15% a 20%, sendo que o Brasil está em 8º lugar no número de pessoas com o diagnóstico. “Com base neste percentual, pode ser projetada a existência de 450 mil asmáticos em Brasília. É a doença crônica na infância mais frequente após a desnutrição e a terceira maior causa de internação e gasto pelo Sistema Único de Saúde”, disse.

Causas

As principais causas para a crise de asma são: ácaros (microorganismos que vivem na poeira doméstica de colchões, travesseiros, estofados, bichos de pelúcia, tapetes, carpetes e cortinas) e fungos (mofo). Também estão na lista barata, pelos, urina de cães e gatos e polens.

Também causam a asma infecções virais como gripes e resfriados, Infecções bacterianas com sinusite, fatores irritativos com a fumaça do cigarro, substâncias inaláveis em ambiente de trabalho, medicamentos (aspirina, anti-inflamatórios,anti-hipertensivos, colírios), alterações hormonais (gravidez, anticoncepcionais orais), entre outros.

Pulmões

Quando o paciente alérgico sensibilizado entra em contato com um dos fatores desencadeantes, os músculos dos brônquios se contraem (broncoconstrição), a mucosa que reveste as vias aéreas incham (edema) e as glândulas que produzem o muco aumentam a sua produção.

Com isso, há uma diminuição do fluxo aéreo levando aos sintomas de tosse, cansaço para respirar (dispnéia) e chiado no peito (sibilos). O asmático pode ter febre e a tosse pode estimular os vômitos. Os sintomas geralmente pioram a noite e pela manhã. Porém, às vezes, a tosse pode ser o único sintoma.

O que fazer?

O tratamento da asma é feito com medidas de controle ambiental, medicamentos de crises e profiláticos. O controle ambiental serve para diminuir a exposição às substâncias alergênicas e irritativas das vias aéreas. O tratamento deve ser prescrito pelo médico.

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever