CLDF debate em Audiência Pública, acidentes e doenças do trabalho

109
Print Friendly, PDF & Email



Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza audiência pública, nesta sexta-feira (26), para discutir o Abril Verde, data mundial alusiva à memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. Com o objetivo de conscientizar e trazer o tema para a pauta, o deputado Valdelino Barcelos (PP) organizou o evento, que vai acontecer às 19h, no plenário da Casa.

Valdelino é autor do projeto de lei que torna lei o Abril Verde, estabelecendo campanhas de prevenção no DF e proporcionando mais informações sobre o assunto para a população. Ainda segundo o texto da proposta, os órgãos do poder executivo e a própria Câmara Legislativa terão suas fachadas iluminadas na cor verde, durante o mês de abril.

“Legislar sobre o tema é de suma importância, mas precisamos aproximar a população dos números, que são alarmantes. As pessoas precisam saber que prevenção não é besteira e muito menos um gasto desnecessário de dinheiro. Muito pelo contrário. Investir em prevenção é salvar vidas. Por isso a audiência pública se faz tão necessária”, esclarece o parlamentar.

O dia mundial em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho é comemorado anualmente em 28 de abril.

Publicidade

Números

No Brasil se registra um acidente de trabalho a cada 48 segundos, com uma vítima fatal a cada 3 horas. Os dados mais recentes mostram que, somente de janeiro de 2018 até o fim de março de 2019, foram mais de 802 mil acidentes de trabalho registrados, resultando em quase 3 mil mortes.

Estes dados fazem parte de uma ampla pesquisa do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (OSST), ferramenta do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho, através do mapeamento conhecido como “acidentômetro”.

Serviço:

Audiência Pública sobre o Abril Verde
Data: 26 de abril de 2019 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Plenário da CLDF

Fonte: CLDF