25.5 C
Brasília
18 abr 2024 22:13


Ibaneis visita obras de revitalização da UPA de Ceilândia

Visita ocorre quatro dias após distrital, Jorge Vianna, denunciar falta de mobilidade na unidade

Por Kleber Karpov

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), visitou, neste sábado (6/Abr), as obras de revitalização e melhora da Unidade Básica de Atendimento (UPA) Ceilândia. A visita surpresa ocorreu quarto dias após o deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), utilizar a tribuna na Câmara Legislativa do DF (CLDF), e postar um vídeo na rede social, Facebook, para denunciar problema de mobilidade no local.

Durante a visita, Ibaneis conversou com pacientes, passou por salas de procedimentos e acompanhou o atendimento de uma paciente de emergência. Porém, chamou atenção, que ao chegar à UPA, o chefe do Executivo acionou a diretoria da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para providenciar a recuperação, imediata, do asfaltao e buracos da via de acesso de veículos à unidade de saúde.

“As obras de melhoria da UPA já estão bem adiantadas e o atendimento melhor do que encontramos. Tenho certeza de que aqui, como nas outras cinco obras do DF que também passarão por reformas, vamos melhorar o atendimento da saúde no Distrito Federal”, disse.

Mobilidade

A visita de Ibaneis à UPA Ceilândia, acontece após a reclamação de Vianna, que utilizou a tribuna da CLDF (2/Abr), para abordar problema de mobilidade dessa unidade de saúde.

Na ocasião Vianna informou que havia visitado a UPA, no período da manhã e constatou a falta acesso, tanto às ambulâncias, quanto dos usuários da unidade de saúde. Durante a fala, o deputado fez um apelo ao administrador regional de Ceilândia, Fernando Fernandes, e à Novacap, que se colocaram a disposição para resolver o problema.

“Estive na Ceilândia, na maior UPA do DF, uma das maiores, se não a maior UPA do Brasil. Mas para a minha surpresa, a UPA que foi construída em um lugar estratégico, próxima a uma comunidade muito carente, Sol Nascente. Mas pasmem senhores, não tem entrada para a UPA, você não entra para a UPA. O meio-fio cerca ali, toda unidade e você tem que fazer um ‘gato’, e se tiver uma autoridade policial alí, multa.”, explicou.

Também em uma publicação no Facebook, Vianna filmou parte do trajeto a ser percorrido por usuários, e até condutores de ambulâncias que porventura precisem ter acesso ou deslocar da UPA. No vídeo, o parlamentar demonstrou ainda a saga para uma condutora que precisava estacionar na unidade de saúde.

https://www.facebook.com/enf.jorgeviana/videos/2702329453117338?sfns=mo

Reformas

De acordo com o GDF, a UPA Ceilândia passa por um processo de melhorias orçadas em R$ 380 mil. Do lado de fora, a revitalização da fachada e serviços de jardinagem já estão em fase de execução. Do lado de dentro, cinco banheiros que estavam interditados por falta de reparos serão liberados. Bebedouros serão instalados, além de revisados os aparelhos de ar condicionado e trocados os que não possuem condições de conserto.

Ainda segundo o Executivo, novos pontos de oxigênio e de ar comprimido para atender os pacientes serão instalados. Também estão sendo feitas a troca completa da manta do piso, e a substituição das longarinas e de exaustores danificados. As janelas e portas serão consertadas, e reparos para eliminar vazamentos da caixa d’água, feitos. Conserto de tomadas, interruptores e colocação de lâmpadas Ledl estão no projeto.

Sensibilidade

Para Vianna, a visita e a resposta imediata, por parte do governador, implica em dizer que o governador está atento as manifestações por parte do Legislativo. “Nós temos o papel de fiscalizar, de solicitar providências, assim como elogiar quando o governo está fazendo a parte dele. O governador Ibaneis está reformando a UPA, o que é extremamente importante, mas ter pedido para resolver o problema de acesso a UPA, demonstra que ele também está atento as demandas dos deputados, sobretudo, quando estão vinculadas as demandas da população do DF”.

Com informações do GDF 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever