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25 abr 2024 18:48


Pacientes aguardam por cirurgias internados, por mais dois meses, aponta servidor no hospital de Santa Maria

SES-DF aponta que decreto de emergência e gestão por meio do IGESDF deve melhora atendimento à população do Gama e de Santa Maria

Por Kleber Karpov

No sábado (23/Mar), um servidor, sob sigilo de identidade, recorreu ao Política Distrital (PD) para reclamar da superlotação no Hospital Regional de Santa Maria (HRMS). De acordo com o denunciante, pacientes ficam internados no Pronto Socorro, por mais dois meses, enquanto aguardam por cirurgias.

“Estamos trabalhando com superlotação, no Pronto Socorro. Há pacientes com mais de 2 meses aguardando cirurgia.  Pacientes pelos corredores. No box, a lotação ideal é de 6 pacientes, mas hoje está com 13 pacientes.”, lamentou.

Questionada sobre o assunto, a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), por meio da assessoria de imprensa (25/Mar), reconheceu o problema e apontou a alta demanda de pacientes do HRSM por receber pacientes das regiões administrativas de Santa Maria e Gama. A pasta observou ainda que ao passar a gestão da unidade para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), pretende melhorar o serviço, sobretudo com a possibilidade de contratar mais profissionais, insumos e materiais, em curto espaço de tempo.

“É importante destacar que o HRSM, como parte do modelo de gestão do novo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), pretende melhorar as condições de trabalho dos profissionais e, por consequência, o atendimento à população. Pelo novo modelo, será possível receber mais profissionais nos seus quadros, mais insumos e materiais, em um espaço de tempo mais célere.”.

A SES-DF lembro ainda que o GDF decretou estado de emergência na Saúde, em decorrência de problemas herdados na gestão do ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB). “Com o decreto, válido por seis meses, a pasta pode fazer contratações mais ágeis, bem como a manutenção de equipamentos, aquisição de medicamentos e insumos, o que trará mais qualidade ao atendimento à população.”.

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