28.5 C
Brasília
19 abr 2024 19:12


Jorge Vianna critica exoneração, sem apuração, de diretor do Hospital de Brazlândia após denúncia de PM

Deputado resgatou ‘demonização’ dos servidores da Saúde por gestões anteriores e, sobre exoneração pelo governador, sem direito a defesa ao gestor do hospital

Por Kleber Karpov

Na tarde de terça-feira (12/mar), um dos assuntos abordados pelo deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), foi a exoneração do diretor do Hospital Regional de Brazlândia (HRBZ), Valterdes Silva Nogueira, após divulgação de vídeo que viralizou nas redes sociais, pelo sargento da Polícia Militar (PMDF), Flávio Mendes (6/Mar), abordou profissionais de saúde na sala de descanso.

Na tribuna, Vianna classificou o ato como preocupante, o tratamento dado aos servidores da saúde do DF, sinalizado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), após a exoneração de Nogueira, em reação ao vídeo gravado por Mendes. Isso porque embora o sargento DF PM, tenha filmado profissionais de saúde em uma sala de descanso no HRBZ e sugerir serem médicos, supostamente omissos a demanda do Pronto Socorro do hospital, quando a própria Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), refutou tal versão e informou se tratar de dentistas.

“O problema é quando você faz isso e sequer da oportunidade de explicações, foi o que aconteceu, infelizmente, um episódio no Hospital de Brazlândia na semana passada em que teve uma filmagem, e aqui não vou entrar no mérito de quem estava ou não estava, se é certo ou errado, se entrou utilizando um distintivo da Polícia Militar ou um crachá de servidor. Não interessa. O que interessa é que houve uma exposição de servidores que não tinham nada haver com a situação e que foram expostos para milhares de pessoas verem e acharem que eram preguiçosos e estavam fazendo pouco caso com a saúde pública, o que não é verdade.”, disse ao lembrar que os servidores filmados pelo PM se tratavam de dentistas, ao contrário da divulgação que davam a entender serem médicos.

Vianna lembrou ainda que o governador do DF, Ibaneis Rocha, exonerou o então diretor do HRBZ, sem sequer dar direito à ampla defesa e ao contraditório, como se culpado fosse pela denúncia realizada pelo PM. “Eu acho que nós temos que ter um pouco de bom senso e mais ainda, e não, incriminar o servidor que estão lá dando um ‘duro danado’. Nós não podemos colocar a culpa da saúde pública nos servidores mais uma vez.”, disse.

Vianna, lembrou que na condição de sindicalistas, por diversas ocasiões, realizou denúncias sobre problemas na SES-DF, porém, sempre com o cuidado de se realizar a devida apuração.

O parlamentar lembrou ainda que os diretores dos hospitais não são responsáveis por elaborar as escalas dos servidores. “Embora ele tenha a responsabilidade de fiscalizá-las, mas a escala diária é feitas pelos servidores.”, ponderou ao demonstrar desapontamento com a exoneração de Nogueira. “Nós não podemos cair nesse mar de denúncias, sem apurações. Eu sempre defendo o certo e sempre vou defender o correto.”, concluiu Vianna.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever