Saiba montar uma lancheira saudável para seu filho

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Por Ailane Silva

Com a volta às aulas, começa a correria dos pais para preparar a lancheira dos filhos e levá-los para a escola antes de iniciar seu expediente de trabalho. São muitas as opções de lanches, mas o importante é ficar de olho para fornecer uma alimentação saudável.

A dica é da nutricionista da Gerência de Nutrição da Secretaria de Saúde, Carolina Gama. Ela explica que o cardápio pode contribuir, positivamente, com os estudos. “A alimentação influencia na concentração em sala de aula, aumenta a disposição para executar as atividades e facilita a aprendizagem”, enumerou.

Gostoruras

Para uma dieta adequada, a composição da lancheira deve incluir frutas secas ou in natura, sucos de frutas naturais com pouco ou sem açúcar, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), bem como alimentos que tenham como fonte energética os carboidratos integrais e as proteínas.

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“Além de saber como compor o lanche, é necessário realizar o acondicionamento em lancheiras térmicas. As bebidas devem ser armazenadas em garrafas térmicas, preferencialmente de aço inox”, esclareceu. O aço inox não oferece risco de intoxicação por compostos químicos, como acontece com o plástico ou o alumínio.

O que evitar

A alimentação inadequada é responsável pelo sobrepeso e a obesidade precoces, diabetes, hipertensão, dislipidemia, déficit de crescimento e pode interferir, negativamente, na aprendizagem.

Fotos: Toninho Tavares/Arquivo-Agência Brasília
Foto: Toninho Tavares/Arquivo-Agência Brasília

“Por isso, as crianças devem evitar lanches ricos em açúcar e gorduras ruins, tais como refrigerantes, salgados fritos, salgadinhos de pacote, embutidos (salsicha e presunto), cereais açucarados, barras de cereais açucaradas, sucos industrializados de pó ou de caixinha, bolos e biscoitos recheados, bolinhos industrializados, pizza e hambúrguer”, enumerou Carolina.

A nutricionista reforça, ainda, que o ideal é levar o lanche de casa, ao invés de comprá-lo na cantina da escola, porque é possível manter opções mais saudáveis. Mas, quando não é possível, os alunos também precisam seguir algumas dicas.

“Quando o estudante e a família não conseguem se organizar para levar o lanche de casa, devem priorizar a compra de sucos de frutas naturais com pouco ou sem açúcar, frutas frescas, iogurte natural, bolo simples, sanduíche natural ou salgados assados”, concluiu.

Fonte: Agência Saúde DF