28.5 C
Brasília
18 abr 2024 18:42


Distritais fazem blitz surpresa no Instituto Hospital de Base do DF

Visita serviu para coleta de informações e levantamentos de questionamentos a serem encaminhados ao Executivo, sobre expansão do Instituto para outras unidades de saúde do DF

Por Kleber Karpov

Na noite desta terça-feira (15/Jan), os deputados distritais, Jorge Vianna (PODEMOS), Valdelino Barcelos (PP), acompanhados do presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Rafael Prudente (MDB), fizeram uma blitz no Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF). O objetivo foi avaliar as condições de atendimento, além de coletar informações de usuários e servidores sobre a unidade da Saúde . Expediente esse, que de acordo com os parlamentares, deve se tornar rotina.

Na ocasião, Barcelos afirmou ser necessário se realizar incursões como a blitz do IHBDF, nas demais unidades de saúde do DF, para poder avaliar a real situação dos hospitais do DF. “Aqui encontramos gente feliz, mas encontramos também, muita dificuldade.”, ponderou.

Prudente por sua vez, esclareceu que no mandato anterior, chegou a visitar diversas unidades de Saúde. O presidente da CLDF observou que a blitz no IHBDF foi realizada, “sem combinarmos com o diretor do hospital ou com o secretário de saúde [Osnei Okumoto] . Nós viemos aqui e é isso que a população espera da gente”, disse.

O presidente da CLDF, lembrou ainda que o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), pretende expandir o Instituto para outras unidades. Na visita foi possível se observar avanços e problemas, e a Casa deve provocar o Executivo sobre questionamentos levantados durante a incursão ao IHBDF, por intermédio do presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), da Câmara Legislativa, presidida por Vianna.

Vianna por sua vez, lembrou que a visita de um presidente da CLDF, à noite, é um evento histórico para o DF. E que a coleta de relatos de servidores, de funcionários do Instituto e de pacientes, permite que os parlamentares, sem intimidade com saúde pública,  possam  compreender a dinâmica de funcionamento e, consequentemente, se posicionarem sobre o tema.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever