21.5 C
Brasília
20 abr 2024 07:26


Eleições 2018 DF: Ibaneis recebe apoio de partidos políticos, candidatos eleitos ou derrotados nas urnas

Com maioria absoluta nas eleições em primeiro turno, Ibaneis consolida ampla coalisão para disputa do governo do DF. Enquanto isso, Rollemberg, procura

Por Kleber Karpov

Na disputa para o segundo turno, os candidatos ao GDF, Ibaneis Rocha (MDB) e o atual ocupante do Palácio do Buriti, o socialista Rodrigo Rollemberg (PSB), buscam apoios para a próxima ‘batalha’. Com as articulações a todo vapor, agremiações partidárias e candidatos com ou sem êxito nas urnas definem os apoios aos postulantes ao governo do DF.

Na corrida por apoios, Ibaneis Rocha, que obteve 43% dos votos válidos, leva larga vantagem em relação à Rollemberg, segundo colocado no 1o turno, com apenas 13% dos votos.

Dentre os apoios confirmados, Ibaneis conta com o poder de fogo do presidente do PSD e ex-candidato ao GDF, Rogério Rosso, que obteve 11% dos votos válidos. Do deputado federal e presidente do PSDB, Izalci Lucas, eleito para o Senado Federal.

Algumas das adesões mais recentes foi definido nesta quinta-feira (11), incluem legendas a exemplo do PSDB, PPS e PHS.

Entre os deputados

Candidatos eleitos, além de ter confirmação ou acenarem, nomes de peso da política do DF, a exemplo dos distritais Celina Leão (PP) e Julio César (PRB), ambos eleitos federais, ou ainda dos colegas de legenda, Rodrigo Delmasso, reeleito a distrital e Martins Machado, o mais bem votado para a CLDF, confirmam apoio a Ibaneis.

Oposicionistas

Ibaneis pode levar ainda o apoio de nomes que fizeram forte oposição à gestão de Rollemberg, a exemplo do vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), Jorge Vianna (PODEMOS), que se considera perseguido pela gestão do atual ocupante do Buriti, ou ainda do subtenente da Policia Militar e ex-administrador de Candangolândia, João Hermeto Olveira Neto (PHS), ambos eleitos deputados distritais.

Boa vizinhança

Ronaldo Caiado (DEM) eleito governador de Goiás, declara apoio a Ibaneis Rocha (MDB) para disputa ao GDF – Foto: Renato Alves/Divulgação

Um apoio inusitado, também deve reforçar os laços entre com os municípios e o estado vizinho. Também foi decidido nesta quinta-feira (11), o senador Ronaldo Caiado (DEM), eleito governador de Goiás, fechou com Ibaneis Rocha, o que deve facilitar a discussão de temas importantes, a exemplo do sistema de abastecimento de água do Corumbá IV, além de projetos importantes relacionados à Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE).

Enquanto isso…

Rollemberg por sua vez, que conseguiu a façanha de chegar ao segundo turno, vaga a procura de apoiadores, porém, até o momento, o único partido que abriu uma ‘brecha’ foi o PSOL, que condicionou uma declaração pública do socialista, em não apoiar o candidato à presidência, Jair Bolsonaro (PSL), algo que o chefe do Executivo declinou após anunciar neutralidade em relação às eleições presidenciais.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever