28.5 C
Brasília
25 abr 2024 14:42


Pesquisa Datafolha coloca Rollemberg fora do GDF e Ibanei na briga com Fraga por segundo turno

Nova pesquisa foi divulgada na madrugada desta quinta-feira (20/9) mostra crescimento surpreendente de Ibaneis, candidato pelo MDB

Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quinta-feira (20/9) reforça a liderança de Eliana Pedrosa (Pros) na corrida pelo GDF. A ex-deputada distrital aparece com 20%. Ela está tecnicamente empatada com Alberto Fraga (DEM), que vem em segundo, com 14%.

Em terceiro, aparece Ibaneis Rocha (MDB), que teve grande ascensão em comparação à sondagem anterior, do início do mês. O emedebista cresceu nove pontos percentuais e hoje tem 13%.

Ibaneis aparece, pela primeira vez, à frente do candidato à reeleição Rodrigo Rollemberg (PSB), que caiu de 15% para 12%; e de Rogério Rosso(PSD), que tinha 12% e hoje soma 11%.

Ainda assim, Fraga, Ibaneis, Rollemberg e Rosso estão tecnicamente empatados, levando-se em conta a margem de erro de de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência, aparecem general Paulo Chagas (PRP), com 5%; Júlio Miragaya (PT), 3%; Alexandre Guerra (Novo), 2%; e Fátima Sousa (PSol), 2%.

Renan Rosa (PCO) e Guillen (PSTU) não alcançaram 1%. Brancos e nulos somam 14%; e os que não souberam opinar chegam a 4%.

Segundo turno
Nas simulações de segundo turno aferidas pelo Datafolha, constam os quatro candidatos mais bem colocados na pesquisa anterior. O governador Rodrigo Rollemberg perde em todos os cenários avaliados.

Confira:

Eliana Pedrosa 47% x 25% Rodrigo Rollemberg

Eliana Pedrosa 41% x 31% Alberto Fraga

Eliana Pedrosa 39% x 32% Rogério Rosso

Rogério Rosso 43% x 26% Rodrigo Rollemberg

Alberto Fraga 43% x 28% Rodrigo Rollemberg

Alberto Fraga 36% x 35% Rogério Rosso

A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 914 eleitores de todas as regiões do DF, com 16 anos ou mais, entre 18 e 19 de setembro. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A sondagem está registrada no TSE com o número DF-05089/2018.

Veja o resultado aferido em 6 de setembro
Eliana Pedrosa (Pros): 18%
Rodrigo Rollemberg (PSB): 15%
Rogério Rosso (PSD): 12%
Alberto Fraga (DEM): 10%
Ibaneis Rocha (MDB): 4%
General Paulo Chagas (PRP): 3%
Fátima Sousa (PSol): 3%
Júlio Miragaya (PT): 3%
Alexandre Guerra (Novo): 3%
Renan Rosa (PCO): 0%
Guillen (PSTU): –
Brancos/nulos: 21%
Não souberam: 8%

Fonte: Metrópoles

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever