27.5 C
Brasília
23 abr 2024 17:57


IHBDF: O que Rollemberg tem a esconder?

Após relato de médica de falta de estrutura, medicamento e insumos no Hospital de Base, outra servidora encaminha fotos das reais condições de atendimento na unidade

Por Kleber Karpov

Na última semana o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) foi alvo de questionamentos, após a morte de uma paciente de 74 anos, caso denunciado por uma médica, por falta de medicamentos, equipamentos para ressuscitação de Parada Cardio-Respiratória (PCR) e, insumos.

O caso teve repercussão, após o deputado distrital, Wellington Luiz (MDB), tentar fazer uma fiscalização relâmpago e ser barrado por vigilantes, que tentaram impedir o acesso do parlamentar na unidade, além da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), situada no quarto andar do hospital.

A tentativa de fiscalização também chamou atenção pois a grande mídia repercutiu apenas a confusão, atribuída ao parlamentar, quando o objeto da fiscalização, a morte de uma paciente, em nenhum momento entrou no foco da discussão.

Contexto esse que leva ao questionamento, quanto ao motivo de se tentar esconder, o que o governador do DF, o socialista, Rodrigo Rollemberg (PSB), prega ser um ‘case’ de referência da gestão na Saúde.

Isso, sem contar que o chefe do Executivo, em campanha na tentativa de reeleição, prega que pretende ampliar o ‘modelo’ de gestão por meio de Serviço Social Autônomo, derrubado pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), que determinou ao GDF que se convertesse o Instituto em Fundação Pública, volte a realizar concurso público e, realizar licitações.

IHBDF real

Após o episódio, uma profissional de saúde procurou Política Distrital (PD) para mostrar a real situação do Pronto-Socorro (PS) do IHBDF. Sob sigilo de identidade por, afirmar que os servidores estão “sendo perseguidos”, a servidora encaminhou três imagens do PS com o dizer: “Este é o IHB real, bem diferente do que diz o Rodrigo Rollemberg.”.

Em termos práticos as imagens, mostram pacientes em condições semelhantes a outras unidades de saúde, internadas em corredores e pessoas acondicionadas de forma improvisadas. Com um diferencial, sem a aparente superlotação, algo que justifica a reclamação de muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de negativa da unidade de receber várias demandas.

Em tempo

Outros profissionais de Saúde também procuraram PD e se comprometeram de mostrar o que a gestão do atual ocupante do Buriti, insiste em esconder. Com a palavra, os gestores do IHBDF, da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) e o senhor governador do DF.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever